O desenvolvimento de um trabalho acadêmico, como uma monografia, é um verdadeiro desafio para muitos estudantes e uma das partes mais importantes para garantir o sucesso dessas pesquisas é saber como argumentar em trabalhos acadêmicos.
A argumentação é fundamental para em uma pesquisa científica e é usada principalmente no desenvolvimento do TCC, por isso, a ESAMC separou algumas dicas essenciais para que a argumentação do seu trabalho acadêmico seja bem sucedida. Vem conferir:
Índice
- A importância de uma boa pesquisa para argumentar em trabalhos acadêmicos
- Tipos de argumentação
- Venha para ESAMC e garanta um futuro de sucesso!
A importância de uma boa pesquisa para argumentar em trabalhos acadêmicos
A argumentação em trabalhos acadêmicos é usada para defender ou contrapor uma ideia, através da argumentação é possível persuadir o leitor a concordar com você, deixando seu trabalho acadêmico mais confiável e garantindo um bom resultado. O uso da argumentação é usado em todas as etapas do trabalho, na introdução, no desenvolvimento e na conclusão do TCC.
Uma boa pesquisa é fundamental para garantir que a argumentação do trabalho seja bem estruturada, ela te dará dados fortes o suficiente para que possa argumentar em trabalhos acadêmicos fugindo de ideais ligadas ao senso comum.
![Como argumentar em trabalhos acadêmicos: principais dicas | Foto de mulher com vários livros na mão | ESAMC](https://www.esamc.br/wp-content/uploads/2024/06/Como-argumentar-em-trabalhos-academicos-principais-dicas-Foto-de-mulher-com-varios-livros-na-mao-ESAMC.png)
Tipos de argumentação
Existem diversas técnicas de argumentação para trabalhos acadêmicos e conhecê-las é fundamental para garantir um bom resultado. Vamos explorar os principais tipos de argumentação:
Baseada em dados estatísticos
Essa argumentação é baseada em números, gráficos e cálculos matemáticos, esse tipo de argumentação pode fazer toda a diferença para justificar a relevância do tema escolhido, principalmente no momento da apresentação de TCC.
Baseada em dados históricos
A argumentação baseada em dados históricos é construída com base em acontecimentos históricos e pode ser usada principalmente em trabalhos com temas relacionados à história.
Baseada em citações
Nessa modalidade a argumentação é construída e defendida com base em uma citação. Para realizá-la é preciso formatar o TCC em ABNT, considerando a citação direta e indireta.
Baseada em comparação
Para realizar esse tipo de argumentação baseada em evidências em trabalhos acadêmicos é usado para comparar algo, deduzir conexões e explicar o porquê dessa conexão.
Baseada em exemplificação
Aqui a exemplificação é usada para sustentar a argumentação, mas é fato que esses exemplos devem ser fatos e não sensos comuns. Pode ser usada em todas as etapas do trabalho acadêmico, inclusive no momento de fazer a metodologia do TCC.
Venha para ESAMC e garanta um futuro de sucesso!
Agora que você já sabe como argumentar em trabalhos acadêmicos, use essa habilidade para desenvolver seu TCC enquanto aproveita todos os benefícios de escolher a ESAMC como sua faculdade.
Desenvolver argumentos sólidos em trabalhos acadêmicos é essencial para sustentar uma posição, defender uma hipótese ou apresentar uma análise crítica de forma convincente. Argumentos bem fundamentados contribuem para a credibilidade e a qualidade do trabalho, demonstrando rigor acadêmico e capacidade analítica.
Algumas dicas importantes para desenvolver argumentos eficazes em trabalhos acadêmicos incluem: realizar uma pesquisa abrangente e utilizar fontes confiáveis; analisar criticamente as evidências e os dados coletados; identificar e refutar possíveis objeções ou contra-argumentos; e apresentar os argumentos de forma clara, lógica e coerente.
Um argumento em um trabalho acadêmico geralmente é estruturado em três partes: a afirmação, que apresenta a posição defendida pelo autor; a evidência, que consiste em informações, dados ou exemplos que sustentam a afirmação; e a justificativa, que explica por que a evidência é relevante e como ela apoia a afirmação.
No momento de argumentar em trabalhos acadêmicos é preciso evitar usar ideais impostas pelo senso comum, achismos ou ideais sem comprovações e evitar falácias.