Áreas que você pode trabalhar se cursar fotografia

Áreas que  você pode trabalhar se cursar fotografia

Iniciar um curso de Fotografia significa ter uma gama de opções a seguir. Captar imagens e conseguir transmitir uma ideia, uma notícia, um pensamento ou até mesmo tocar o coração das pessoas através de uma foto é um desejo de todos que decidem seguir essa profissão. 

O fato é que há diversas áreas da fotografia, e cada uma delas tem um público, objetivos e exigências específicas. Saiba mais sobre cada uma delas a seguir!

Fotografia de produto

A fotografia de produto é uma área abrangente que normalmente trabalha em conjunto com os departamentos de marketing das empresas e agências de publicidade. Na maioria das vezes, as fotos são feitas em estúdio visando destacar o produto e suas qualidades.

É fundamental que o storytelling da campanha seja compreendido com clareza pelo fotógrafo para que ele consiga transmitir a mensagem que a marca deseja passar. Logo, profissionais com conhecimentos de Marketing, Publicidade e Propaganda se destacam no mercado.

Fotojornalismo

Assim como o jornalista, o fotojornalista atua acompanhando a rotina das cidades e cobrindo matérias para jornais, revistas, sites e portais de notícias. Como essa profissão é considerada uma especialização do jornalismo, é comum que os fotojornalistas também sejam formados em Comunicação.

Fotografia social

A fotografia social, ou de eventos, talvez seja uma das áreas mais conhecidas do ramo. Esse segmento atrai a maioria dos fotógrafos autônomos, uma vez que é um mercado rentável e que oferece inúmeras possibilidades de atuação.

Dentre os eventos mais procurados, estão os aniversários, formaturas, colações de grau, chás de panela, chás de lingerie, festas corporativas e casamentos. Os casamentos são um caso à parte, pois, além da cerimônia, ainda contam com ensaios dos noivos e making of do dia do evento.

Fotografia infantil

Semelhante à fotografia social, a infantil é um nicho mais específico de especialização. Para atuar em uma das áreas mais promissoras do setor, um requisito óbvio é fundamental: gostar de crianças.

Isso porque trabalhar com crianças exige mais paciência e  elas podem ser bem mais imprevisíveis, exigindo preparação para lidar com imprevistos. O fotógrafo infantil é requisitado em ensaios de recém-nascidos, aniversários infantis, mesversários, batizados, chás de bebê, chás de revelação, “Smash The Cake”, partos e ensaios de gestantes.

Fotografia de moda

Os fotógrafos de moda qualificados que se consolidam no mercado são sempre muito requisitados. O profissional especializado nesta área possui um amplo campo de atuação, como cobertura de desfiles, registro de roupas, sapatos e acessórios, books, editoriais de moda de lojas, marcas e revistas especializadas.

Além da graduação em fotografia, o fotógrafo de moda ganha pontos pelos conhecimentos em publicidade, ferramentas de edição de imagens, como o Photoshop, e, claro, moda. 

Fotografia publicitária

Uma das maiores áreas para seguir em fotografia é a publicitária, que se baseia no registro de imagens de pessoas, locais e objetos para campanhas diversas de produtos, lojas e marcas, além de imagens de divulgação disponíveis em sites, panfletos, portais, outdoors e várias outras mídias. Um dos destaques da área é o setor gastronômico.

Fotografia gastronômica

Sempre aquecido, o mercado gastronômico busca profissionais qualificados na área e oferece excelentes oportunidades de trabalho. O foco deste estilo fotográfico é explorar ângulos e texturas que despertem no público o desejo de consumir aqueles alimentos. As imagens podem ser incluídas em propagandas, panfletos e até mesmo em cardápios e banners de restaurantes.

Aproveite para se tornar um profissional altamente qualificado no mercado com o Tecnólogo em Fotografia da ESAMC!

Compartilhe

cadastre-se na newsletter e fique por dentro de tudo que aconteçe na esamc.