Como funciona o curso de Relações Públicas?

Todo negócio necessita de uma boa reputação para ter sucesso. Na medida que uma empresa cresce, ela possui cada vez mais destaque e, consequentemente, irá precisar de uma área para gerenciar a sua reputação. É nesse momento que as Relações Públicas são necessárias. 

Essa área permite comunicar sua marca e seus valores de forma ampla, criando narrativas em torno de seus produtos e serviços. Um bom trabalho de Relações Públicas permite que o público compreenda claramente o que sua empresa tem a oferecer.

Saiba tudo sobre o curso de Relações Públicas na ESAMC:

 

Sobre o curso

O bacharelado em Relações Públicas forma profissionais que constroem, promovem e preservam a imagem e reputação de empresas, marcas e instituições, por meio de projetos de comunicação. Suas estratégias afetam diretamente a dinâmica das organizações, ao colaborar com a criação da identidade e da imagem corporativa.

Ao longo da graduação, o aluno aprende a criar programas de integração entre as empresas e seus públicos — sejam eles internos ou externos, a organizar atividades promocionais, definir estratégias e executar projetos de comunicação que transmitam os valores, objetivos e as ações da empresa.

É comum que o RP, como são chamados os profissionais formados em Relações Públicas, atue em conjunto com outros profissionais, como das áreas de Administração, Publicidade e Jornalismo

O que se aprende?

Na ESAMC, o aluno do curso de Relações Públicas aprende a:

  • Elaborar um plano de comunicação corporativa que vise prevenir, gerenciar e administrar crises;
  • Criar, manter e promover uma opinião e imagem pública favorável de empresas, instituições, órgãos governamentais ou pessoas;
  • Conhecer profundamente a composição de diferentes públicos de interesse de uma empresa e como se estabelece o relacionamento e o intercâmbio de informações entre uma instituição e seus diversos públicos;
  • Como possuir a mesma preocupação com os públicos externos e o público interno da instituição;
  • Desenvolver trabalhos focados em levantar e analisar dados de opinião pública e mercado em relação à imagem da instituição trabalhada;
  • Estabelecer canais para o contínuo diálogo com as pessoas que decidem e com líderes de opinião, sempre fundamentando o discurso com fatos, números e, quando possível, com o endosso independente de terceiros.

Áreas de atuação

Ao se formar, o Relações Públicas terá um mundo de possibilidades de atuação. Algumas de suas áreas são: gestão da reputação organizacional, gestão de eventos, gestão da sustentabilidade, gestão de crises, relacionamento com a mídia, governança corporativa, estratégias de comunicação, assessoria, redes sociais, branding, comunicação pública, comunicação interna, marketing, entre outros.

Compartilhe

cadastre-se na newsletter e fique por dentro de tudo que aconteçe na esamc.