MBA - Gestão da Comunicação com o Mercado

Disponível em

selo_novo_mba

Campinas Santos Uberlândia


O curso de Gestão da Comunicação com o Mercado

O MBA Executivo da ESAMC é dividido em duas fases. A primeira é o eixo comum, com a formação básica para os alunos de todas as especializações. A segunda fase é o eixo de especialização e possui os módulos específicos da especialização escolhida pelo aluno. O curso completo possui duração de um ano e meio, totalizando 420 horas-aula.

 

Parte I - Eixo Comum 

Essa fase do curso é uma introdução do aluno ao ambiente de negócios empresariais. O curso de MBA da ESAMC aborda os principais conceitos de gestão empresarial, de forma completa e prática, garantindo o aprendizado do aluno. Essa primeira fase do curso é dividida em 7 módulos, totalizando 228 horas-aula. Os módulos da primeira fase do curso são:

 

DISCIPLINAS

HORAS/AULA

Ambiente Empresarial

30

Gestão de Marketing

40

Gestão Financeira

44

Gestão de Operações e Informação

28

Gestão de Pessoas

30

Estratégia Empresarial

30

Competências Empresariais e Planej. de Carreira

26

EIXO COMUM

228

 

Para saber o que cada módulo aborda, de forma mais detalhada, clique na aba com o nome "Eixo Comum".

 

Parte II - Especialização em Gestão da Comunicação com o Mercado

Depois de finalizar o eixo comum, o aluno entrará na especialização escolhida com todos os principais conceitos e teorias de gestão empresarial já revisados. Na especialização em Gestão da Comunicação com o Mercado o aluno irá aprender como construir e gerir um plano de comunicação com o mercado, integrado ao plano de marketing da empresa. Indicado para profissionais que queiram desenvolver a carreira na área de comunicação de marketing nas empresas. Esta fase totaliza 192 horas-aula e contempla um conjunto de disciplinas específicas da área escolhida e um projeto final do MBA, apresentado para uma banca de 3 professores. Os módulos da especialização em gestão da comunicação com o mercado são:

 

Disciplinas

Horas/aula

Eixo Comum - Sub Total

228

Branding e estratégia de comunicação

30

Gestão da comunicação integrada

36

Comunicação corporativa e administração de crise

18

New mídia - mídia digital

18

Plano de Comunicação - Orientação ao projeto

30

Plano de Comunicação - Desenvolvimento do projeto

60

Especialização - Sub Total

192

Total

420

 

Para saber o que cada módulo aborda de forma mais detalhada, clique na aba com o nome "Especialização".



Inscreva-se

Eixo Comum

Esta fase inicia-se com o entendimento do ambiente de negócios empresarial em que o participante irá desenvolver a sua habilidade de elaborar e entender a inter-relação entre todos os agentes econômicos analisando seus cenários. A partir desse entendimento inicial, os participantes são expostos aos mais modernos conceitos de gestão empresarial (marketing, finanças, operações e recursos humanos). Para que esses conceitos possam ser aplicados na prática, eles são integrados por meio de discussões de casos reais, nas quais os participantes se relacionam com problemas multiáreas. O módulo de Competências Empresariais e Planejamento de Carreira foca o desenvolvimento das principais competências comportamentais e gerenciais exigidas pelo mercado de trabalho. Aqui, o aluno tem a oportunidade de se preparar para dar um grande salto na sua carreira como executivo ou empresário. O objetivo final deste módulo consiste na elaboração do plano individual de carreira do aluno. O Eixo Comum é concluído com a disciplina de Estratégia Empresarial, que consolida os conhecimentos sobre gestão, planejamento de longo prazo, crescimento e perpetuação de empresas. Esta fase garante que o aluno tenha o entendimento do funcionamento de uma empresa e de suas áreas, com uma visão moderna, prática e orientada para resultados. Além disso, garante que o aluno conheça profundamente as competências mais valorizadas pelo mercado e que saiba como conduzir a sua carreira na direção do êxito profissional.

DISCIPLINAS

HORAS/AULA

Ambiente Empresarial

30

Gestão de Marketing

40

Gestão Financeira

44

Gestão de Operações e Informação

28

Gestão de Pessoas

30

Estratégia Empresarial

30

Competências Empresariais e Planej. de Carreira

26

EIXO COMUM

228

 

SOBRE AS DISCIPLINAS

Neste momento iremos explicar de forma mais completa o que cada disciplina do eixo comum aborda e a importância dessa disciplina na formação dos nossos alunos.

 

Ambiente empresarial 

  • Conceitos macroeconômicos;
  • Cenários econômicos.

 

Gestão de Marketing 

  • Modelo de marketing;
  • Sistema de informações de marketing;
  • Análise externa (forças macro ambientais, concorrência, comportamento do consumidor, canais de venda e distribuição);
  • Análise interna (Produto, preço, distribuição e comunicação);
  • Ferramentas de gestão de marketing.

 

Gestão Financeira 

  • Conceitos de finanças e governança corporativa;
  • As principais demonstrações financeiras;
  • Análise de balanços;
  • Gestão de custos;
  • Matemática financeira e valor do dinheiro no tempo.

 

Gestão de Operações e informações 

  • Estratégia de operações: market supply chain;
  • Parcerias com clientes e fornecedores;
  • Negócios na era digital.

 

Gestão de pessoas 

  • Comportamento Organizacional;
  • Cultura organizacional;
  • Aprendizado organizacional;
  • Visão geral dos subsistemas de gestão de pessoas.

 

Competências empresarias e planejamento de carreira

Conceitos e atributos das 16 competências empresariais mais valorizadas pelo mercado. Ferramenta para avaliação 360°. Conceitos de planejamento de carreira. Diagnóstico das competências atuais, forças e fraquezas. Análise do mercado e tendências. Roteiro de planejamento de médio e longo prazo. Técnicas, ferramentas e dicas de como montar e gerenciar uma rede de contatos.


Competências Comportamentais

  • Empreendedorismo;
  • Ética pessoal e corporativa;
  • Comprometimento e responsabilidade (accountability);
  • Equilíbrio emocional;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Consciência e diversidade intercultural;
  • Flexibilidade.

 

 



Inscreva-se

Especialização em Gestão da Comunicação com o Mercado

Na especialização em Gestão da Comunicação com o Mercado o aluno irá aprender como construir e gerir um plano de comunicação integrado ao plano de marketing da empresa. Indicado para profissionais que queiram desenvolver a carreira na área de comunicação de marketing nas corporações. Esta fase totaliza 192 horas-aula e contempla um conjunto de disciplinas específicas da área escolhida e um projeto final do MBA, apresentado para uma banca de
3 professores. Os módulos da especialização em Gestão da Comunicação com o Mercado são:

 

SOBRE AS DISCIPLINAS

Branding e estratégia de Comunicação

  • Gestão de marcas como diferencial competitivo;
  • Planejamento de comunicação integrada;
  • Da Estratégia do Marketing à estratégia de Comunicação;
  • Comunicação Integrada;
  • Público-alvo;
  • Pesquisa em Comunicação;
  • Objetivos da Comunicação;
  • Mix de Comunicação;
  • Briefing;
  • Avaliando o plano de mídia;
  • Avaliando conteúdo;
  • Estrutura e forma da comunicação;
  • Utilizando ou não celebridades;
  • Medindo os resultados da Comunicação.

 

Gestão da Comunicação Integrada

  • Meios de Comunicação, meios alternativos e novos meios;
  • Planejamento de mídia, aspectos quantitativos de mídia, IBOPE e custos de mídia;
  • A criação publicitária, copy strategy, seleção de agências, formas de remuneração, avaliação da criação publicitária e atendimento;
  • Promoção ao Consumidor, promoção ao Canal de Marketing, Marketing de incentivo, merchandising no PDV, legislação promocional e comunicação dirigida.

 

Comunicação Corporativa e Administração de Crise

  • Relações Públicas;
  • Relações com a Imprensa;
  • Assessoria de Imprensa;
  • Patrocínios;
  • Marketing relacionado às causas Sociais;
  • Marketing Cultural;
  • Administração de Crise.

 

New Mídia - Mídia Digital

  • Comunicação dentro do contexto digital e Bellow the line;
  • Nova realidade do Negócio da comunicação mercadológica.

 

Plano de Comunicação - Banca Final
Projeto final de conclusão do MBA

 

 



Inscreva-se

Envie sua dúvida sobre este curso. Em breve entraremos em contato.


Clique em "Saiba Mais" para ler o informativo dos vestibulares abaixo listados. Clique em "Inscreva-se" para fazer sua inscrição ou consultar o processamento do pagamento do boleto da mesma (quando aplicável).