MBA - Gestão da Comunicação com o Mercado

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O novo MBA da ESAMC é o único MBA do Brasil focado em ajudar os participantes a concretizar o seu sonho profissional do primeiro ao último dia de aula. 

Através de pesquisa realizada com alunos que buscam um curso de MBA, a ESAMC identificou um grande ponto em comum: quem busca um MBA está procurando um salto na carreira, seja o seu sonho como executivo em uma grande empresa, para desenvolver a sua empresa familiar ou como empreendedor em um novo negócio. 

Dessa forma, o modelo pedagógico foi atualizado para garantir que todos os nossos alunos concretizem o seu sonho profissional. As principais mudanças foram: 

 

Projeto em todas as fases

Essa disciplina é o foco do MBA, para garantir que o aluno consiga concretizar o seu sonho profissional. Dessa forma, se o aluno deseja criar um novo negócio, através da disciplina de projetos - em conjunto com cada disciplina do curso -  o seu projeto será construído e remodelado, para no final do curso poder ser colocado em pratica.

 

Um projeto construído ao longo do curso, com aplicabilidade na vida real!

 O mesmo acontece para um aluno que deseja uma promoção na empresa em que trabalha, o projeto pode ser desenvolvido focando uma melhoria da sua área, trazendo um grande diferencial para a empresa.  

 

Planejamento de carreira e competências empresariais

O participante define seus objetivos profissionais, elabora seu planejamento profissional e identifica as etapas necessárias para o desenvolvimento de todas as competências comportamentais e gerenciais necessárias para um profissional de sucesso.

  

Competências Comportamentais: 

 

§  Empreendedorismo.

 

§  Ética pessoal e corporativa.

 

§  Comprometimento e responsabilidade

 

§  Equilíbrio emocional.

 

§  Relacionamento interpessoal.

 

§  Consciência & Diversidade cultural.

 

§  Flexibilidade 

 

Competências Gerenciais:

 

§  Liderança.

 

§  Visão global & Pensamento estratégico.

 

§  Gestão de pessoas e conflitos.

 

§  Processo de vendas.

 

§  Trabalho em equipe.

 

§  Gerenciamento & Entrega.

 

§  Processo de tomada de decisão.

 

§  Etiqueta empresarial.

 

§  Cultura & Valores organizacionais.  

 

Foco no desenvolvimento das competências comportamentais e gerenciais

Outro ponto importante do novo MBA da ESAMC é o foco no desenvolvimento das competências comportamentais e gerenciais. Depois de já inseridos no mercado de trabalho, percebemos que o grande diferencial que um curso de MBA pode oferecer para os seus alunos é ajuda-los a se desenvolver em pontos comportamentais e gerenciais.

Por isso, além de possuir disciplinas voltadas para a teoria, importantes para a escolha de especialização, o novo MBA da ESAMC possui disciplinas voltadas para o desenvolvimento comportamental e gerencial, como: Negociação e Administração de Conflitos, Visão de Futuro e Tendências de negócios e Planejamento de carreira e competências empresariais. 

 

Aulas dinâmicas

Sabemos que os alunos de MBA já possuem grandes responsabilidades profissionais e familiares, e por isso, chegam mais cansados em sala de aula. Por isso, as aulas do novo MBA serão mais dinâmicas, participativas e cada vez com mais casos reais, para fazer com que os alunos aprendam na prática! 



Inscreva-se

O MBA da ESAMC possui 360 horas aula, e é realizado em um ano e meio.

 

Divisão do MBA em três fases

Fase 1: a primeira fase foca no desenvolvimento das competências comportamentais, competências gerenciais e competências técnicas de gestão.

Fase 2: as especializações são divididas em quatro diferentes eixos específicos – Recursos Humanos e Gestão de Talentos, Gestão Empresarial, Finanças e Marketing e Comunicação – nesse eixo as disciplinas são focadas para o desenvolvimento das competências técnicas da área escolhida pelo aluno.

Fase 3: as disciplinas especificas trazem o conhecimento necessário para o desenvolvimento das competências da especialização escolhida pelo participante.

 

As divisões em três fases, em conjunto com a existência do projeto em cada uma delas, existem para garantir alguns pontos básicos na formação do aluno:

 

·        Desenvolvimento técnico necessário na especialização escolhida;

·        Desenvolvimento gerencial e comportamental para crescimento profissional;

·        Desenvolvimento do projeto pessoal buscando concretizar o sonho profissional. 

 

 



Inscreva-se

Para que a estratégia de marketing da empresa funcione de forma completa, é necessário que a estratégia de comunicação esteja alinhada. Dessa forma, o MBA de Gestão da Comunicação com o Mercado prepara o aluno para planejar, executar e acompanhar ações de comunicação para o aumento de vendas de produtos, serviços e no fortalecimento da imagem de marca.  No curso serão apresentadas ferramentas e estratégias de comunicação, com exemplos reais, ajudando a desenvolver a capacidade de analisar a melhor alocação de recursos para o mercado que está inserido. 

 

Público-alvo 

Profissionais da área de marketing, focados no planejamento de comunicação.  



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CARGA HORÁRIA (h/a)

DISCIPLINAS

 

Planejamento de carreira e competências empresariais

24

Análise de cenários e planejamento estratégico

18

Criação de Valor em Marketing

30

Gestão de Projetos e Processos

18

Gestão Estratégica de Finanças

30

Liderança e Gestão de Talentos

30

Negociação e Administração de Conflitos

24

Visão de Futuro e Tendências de negócios

24

PROJETO FINAL - Fase I

18

TOTAL

216

  

Explicação das disciplinas 

 

Planejamento de carreira e competências empresariais

Conceitos e atributos das 16 competências empresariais mais valorizadas pelo mercado: 

·        Ferramenta para avaliação 360°;

·        Conceitos de planejamento de carreira;

·        Diagnóstico das competências atuais, forças e fraquezas;

·        Análise do mercado e tendências. Roteiro de planejamento de médio e longo prazo;

·        Técnicas, ferramentas e dicas de como montar e gerenciar uma rede de contatos;

·        Desenvolvimento das competências comportamentais: Empreendedorismo, Ética pessoal e corporativa, Comprometimento e responsabilidade (accountability), Equilíbrio emocional, Relacionamento interpessoal, Consciência e diversidade intercultural e Flexibilidade.

§    Desenvolvimento das competências gerenciais: Liderança, Visão global & Pensamento estratégico, Gestão de pessoas e conflitos, Processo de vendas, Trabalho em equipe, Gerenciamento & Entrega, Processo de tomada de decisão, Etiqueta empresarial e Cultura & Valores organizacionais.

Análise de cenários e planejamento estratégico

·        Conceitos macroeconômicos;

·        Cenários econômicos;

·        Relação entre oferta e demanda;

·        Cenários políticos, sociais, de mercado e alterações nos hábitos de consumo.

·        Cenários e Planejamento estratégico.

 

Criação de Valor em Marketing

·        Análise dos consumidores/clientes;

·        Análise da concorrência;

·        Análise do produto;

·        Matriz SWOT.

 

Gestão de Projetos e Processos

·        Ciclo projetos: cronograma, escopo, recursos, riscos e gerência.

 

Gestão Estratégica de Finanças

·        Conceitos de finanças e governança corporativa;

·        As principais demonstrações financeiras;

·        Análise de balanços;

·        Gestão de custos;

·        Matemática financeira e valor do dinheiro no tempo.

 

Liderança e Gestão de Talentos

·        Estrutura organizacional;

·        Descrição de cargos;

·        Administração Salarial;

·        Atração e retenção de talentos;

·        Liderança.

 

Negociação e Administração de Conflitos

Aulas mais praticas voltadas para negociação e administração de conflitos, competência comportamental essencial para o mundo coorporativo.

 

Visão de Futuro e Tendências de negócios

·        Inovação;

·        Tecnologia;

·        Empreendedorismo.

 

PROJETO FINAL - Fase I

Na primeira etapa do projeto ele será definido, de acordo com os objetivos individuais de cada aluno, para garantir a construção do seu projeto que no final do curso poderá ser aplicado.  



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CARGA HORÁRIA (h/a)

DISCIPLINAS

 

Gestão Estratégica de Produtos e Serviços

15

Pesquisa de Mercado

15

Customer Relationship Management – Online & Offline

15

Comportamento Digital e Redes Sociais

15

PROJETO FINAL - Fase II

12

TOTAL

72

 

Explicação das disciplinas

 

Gestão Estratégica de Produtos e Serviços: posicionamento e estratégia.

Pesquisa de Mercado: noções de Pesquisa de Mercado

Customer Relationship Management – Online & Offline

 

·        Conceito;

·        Suporte tecnológico;

·        Estratégias de relacionamento.

 

Comportamento Digital e Redes Sociais

·        Conceitos;

·        A evolução;

·        Netnografia: Modelo de Comportamento do Consumidor em Ambiente Virtual, Tipos de Negócios Digitais.

 

PROJETO FINAL - Fase II: desenvolvimento do projeto definido na primeira fase do curso.



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CARGA HORÁRIA (h/a)

DISCIPLINAS

 

Branding e estratégia de Comunicação

12

Gestão da Comunicação Integrada (online & offline)

12

Planejamento de mídia (online & offline)

12

PROJETO FINAL - Fase III

36

TOTAL

72

 

 

Explicação das disciplinas

 

Branding e estratégia de Comunicação

·        Gestão de marcas como diferencial competitivo;

·        Planejamento de comunicação integrada;

·        Da Estratégia do Marketing à estratégia de Comunicação;

·        Comunicação Integrada;

·        Público-alvo;

·        Pesquisa em Comunicação;

·        Objetivos da Comunicação;

·        Mix de Comunicação;

·        Briefing;

·        Avaliando o plano de mídia;

·        Avaliando conteúdo;

·        Estrutura e forma da comunicação;

·        Utilizando ou não celebridades;

·        Medindo os resultados da Comunicação.

 

Gestão da Comunicação Integrada (online & offline)

Meios de Comunicação, meios alternativos e novos meios;

·        Planejamento de mídia, aspectos quantitativos de mídia, IBOPE e custos de mídia;

·        A criação publicitária, copy strategy, seleção de agências, formas de remuneração, avaliação da criação publicitária e atendimento;

·      Promoção ao Consumidor, promoção ao Canal de Marketing, Marketing de incentivo, merchandising no PDV, legislação promocional e comunicação dirigida;

·       Comunicação dentro do contexto digital e Bellow the line;

·       Nova realidade do Negócio da comunicação mercadológica.

 

Planejamento de mídia (online & offline): conceitos de planejamento de mídia, composto de mídia e análise do investimento.

PROJETO FINAL - Fase III: finalização do projeto definido nas fases anteriores do curso.

 



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