MBA - Gestão da Produção

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O curso de Gestão da Produção

O MBA Executivo da ESAMC é dividido em duas fases. A primeira é o eixo comum, com a formação básica para os alunos de todas as especializações. A segunda é o eixo de especialização e possui os módulos específicos da especialização escolhida pelo aluno. O curso completo possui duração de um ano e meio, totalizando 420 horas-aula.

 

Parte I - Eixo Comum 

Essa fase do curso é uma introdução do aluno ao ambiente de negócios empresariais. O curso de MBA da ESAMC aborda os principais conceitos de gestão empresarial, de forma completa e prática, garantindo o aprendizado do aluno. Essa primeira fase do curso é dividida em 7 módulos, totalizando 228 horas-aula. Os módulos da primeira fase do curso são:

 

DISCIPLINAS

HORAS/AULA

Ambiente Empresarial

30

Gestão de Marketing

40

Gestão Financeira

44

Gestão de Operações e Informação

28

Gestão de Pessoas

30

Estratégia Empresarial

30

Competências Empresariais e Planej. de Carreira

26

EIXO COMUM

228

 

Para saber o que cada módulo aborda, de forma mais detalhada, clique na aba com o nome "Eixo Comum".

 

Parte II - Especialização em Gestão da Produção

Depois de finalizar o eixo comum, o aluno entrará na especialização escolhida com todos os principais conceitos e teorias de gestão empresarial já revisados. Na especialização em Gestão da Produção o aluno irá aprender em profundidade os temas mais modernos em gestão da produção de bens e serviços e sua contribuição para a competitividade da empresa. Indicado para profissionais que queiram desenvolver a carreira na área de produção em empresas de manufatura e serviços. Esta fase totaliza 192 horas-aula e contempla um conjunto de disciplinas específicas da área escolhida e um projeto final do MBA, apresentado para uma banca de 3 professores. Os módulos da especialização em gestão da produção são:

 

Disciplinas

Horas/aula

Eixo Comum - Sub Total

228

Proj. de processos, instalações, localiz. e arranjo físico

30

Qualidade

30

Balanceamento da cadeia logística e teoria das restrições

24

Gestão de projetos

18

Plano de Produção - Orientação ao projeto

30

Plano de Produção - Desenvolvimento do projeto

60

Especialização - Sub Total

192

Total

420

 

Para saber o que cada módulo aborda, de forma mais detalhada, clique na aba com o nome "Especialização".



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Eixo Comum

Esta fase inicia-se com o entendimento do ambiente de negócios empresarial onde o participante irá desenvolver a sua habilidade de elaborar e entender a inter-relação entre todos os agentes econômicos analisando seus cenários. A partir deste entendimento inicial, os participantes são expostos aos mais modernos conceitos de gestão empresarial (marketing, finanças, operações e recursos humanos). Para que esses conceitos possam ser aplicados na prática, eles são integrados por meio de discussões de casos reais, nas quais os participantes se relacionam com problemas multiáreas. O módulo de Competências Empresariais e Planejamento de Carreira foca o desenvolvimento das principais competências comportamentais e gerenciais exigidas pelo mercado de trabalho. Aqui, o aluno tem a oportunidade de se preparar para dar um grande salto na sua carreira como executivo ou empresário. O objetivo final deste módulo consiste na elaboração do plano individual de carreira do aluno. O Eixo Comum é concluído com a disciplina de Estratégia Empresarial, que consolida os conhecimentos sobre gestão, planejamento de longo prazo, crescimento e perpetuação de empresas. Esta fase garante que o aluno tenha o entendimento do funcionamento de uma empresa e de suas áreas funcionais, com uma visão moderna, prática e orientada para resultados. Além disso, garante que o aluno conheça profundamente as competências mais valorizadas pelo mercado e que saiba como conduzir a sua carreira na direção do êxito profissional.

DISCIPLINAS

HORAS/AULA

Ambiente Empresarial

30

Gestão de Marketing

40

Gestão Financeira

44

Gestão de Operações e Informação

28

Gestão de Pessoas

30

Estratégia Empresarial

30

Competências Empresariais e Planej. de Carreira

26

EIXO COMUM

228

 

SOBRE AS DISCIPLINAS

Neste momento iremos explicar de forma mais completa o que cada disciplina do eixo comum aborda e a importância dessa disciplina na formação dos nossos alunos.

Ambiente empresarial 

  • Conceitos macroeconômicos;
  • Cenários econômicos.

 

Gestão de Marketing

  • Modelo de marketing;
  • Sistema de informações de marketing;
  • Análise externa (forças macro ambientais, concorrência, comportamento do consumidor, canais de venda e distribuição);
  • Análise interna (Produto, preço, distribuição e comunicação);
  • Ferramentas de gestão de marketing.

 

Gestão Financeira 

  • Conceitos de finanças e governança corporativa;
  • As principais demonstrações financeiras;
  • Análise de balanços;
  • Gestão de custos;
  • Matemática financeira e valor do dinheiro no tempo. 

 

Gestão de Operações e informações 

  • Estratégia de operações: market supply chain;
  • Parcerias com clientes e fornecedores;
  • Negócios na era digital.

 

Gestão de pessoas 

  • Comportamento Organizacional;
  • Cultura organizacional;
  • Aprendizado organizacional;
  • Visão geral dos subsistemas de gestão de pessoas.

 

Competências empresarias e planejamento de carreira

Conceitos e atributos das 16 competências empresariais mais valorizadas pelo mercado. Ferramenta para avaliação 360°. Conceitos de planejamento de carreira. Diagnóstico das competências atuais, forças e fraquezas. Análise do mercado e tendências. Roteiro de planejamento de médio e longo prazo. Técnicas, ferramentas e dicas de como montar e gerenciar uma rede de contatos.


Competências Comportamentais

  • Empreendedorismo;
  • Ética pessoal e corporativa;
  • Comprometimento e responsabilidade (accountability);
  • Equilíbrio emocional;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Consciência e diversidade intercultural;
  • Flexibilidade.

 

Competências Gerenciais 

  • Liderança;
  • Visão global e pensamento estratégico;
  • Gestão de pessoas e conflitos;
  • Processo de vendas - apresentações, negociação e persuasão;
  • Trabalho em equipe;
  • Gerenciamento e entrega;
  • Processo de tomada de decisão;
  • Etiqueta empresarial;
  • Cultura e valores organizacionais.

 

Estratégia Empresarial  

  • Processo de formulação estratégica;
  • Análise estrutural do setor;
  • Estratégias genéricas de competição;
  • Estratégias empresariais.


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Especialização em Gestão da Produção 

Na especialização em Gestão da Produção o aluno irá aprender em profundidade os temas mais modernos sobre a área de bens e serviços e sua contribuição para a competitividade da empresa. Indicado para profissionais que queiram desenvolver a carreira na área de produção em empresas de manufatura e serviços. Esta fase totaliza 192 horas-aula e contempla um conjunto de disciplinas específicas da área escolhida e um projeto final do MBA, apresentado para uma banca de 3 professores. Os módulos da especialização em Gestão da Produção são:

 

Disciplinas

Horas/aula

Eixo Comum - Sub Total

228

Proj. de processos, instalações, localização e arranjo físico

30

Qualidade

30

Balanceamento da cadeia logística e teoria das restrições

24

Gestão de projetos

18

Plano de Produção - Orientação ao projeto

30

Plano de Produção - Desenvolvimento do projeto

60

Especialização - Sub Total

192

Total

420

 

SOBRE AS DISCIPLINAS

Proj. de processos, instalações, localização e arranjo físico.

  • Mapas e fluxogramas de processo;
  • Melhoria da produção;
  • Análise dos fatores que afetam as decisões de localização e dimensionamento de rede de instalações;
  • Planejamento de arranjo físico.

 

Qualidade

  • Planejamento e controle da qualidade;
  • Teoria dos gaps;
  • Ferramentas da qualidade;
  • Prêmios e certificações internacionais de qualidade;
  • QFD.

 

Balanceamento da cadeia logística e teoria de restrições

  • Planejamento da capacidade e demanda;
  • Abordagem sistêmica da gestão da capacidade de produção;
  • Tipologia de custos de produção;
  • Conceito de manufatura enxuta;
  • Gestão eficaz da cadeia de valor;
  • Maximização do lucro por fator restritivo.

 

Gestão de Projetos

  • Fundamentos da Gestão de Projetos: aplicações do gerenciamento por projetos na visão PMI®;
  • O Contexto da Gestão de Projetos: Fases e Ciclo de Vida de Projetos;
  • Gerenciamento de Stakeholders;
  • Processos de Gestão de Projetos: Conceitos de Processos de Gerenciamento de Projetos.

 

Plano de Produção - Banca Final
Projeto final de conclusão do MBA. 



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