MBA - Gestão de Marketing

Disponível em

selo_novo_mba

Campinas Itu Santos São Paulo Sorocaba - Centro Uberlândia


O curso de Gestão de marketing

O MBA Executivo da ESAMC é dividido em duas fases. A primeira é o eixo comum, com a formação básica para os alunos de todas as especializações. A segunda é o eixo de especialização e possui os módulos específicos da especialização escolhida pelo aluno. O curso completo possui duração de um ano e meio, totalizando 420 horas-aula.

 

Parte I - Eixo Comum 

Essa fase do curso é uma introdução do aluno ao ambiente de negócios empresariais. O curso de MBA da ESAMC aborda os principais conceitos de gestão empresarial, de forma completa e prática, garantindo o aprendizado do aluno. Essa primeira fase do curso é dividida em 7 módulos, totalizando 228 horas-aula. Os módulos da primeira fase do curso são:

 

DISCIPLINAS

HORAS/AULA

Ambiente Empresarial

30

Gestão de Marketing

40

Gestão Financeira

44

Gestão de Operações e Informação

28

Gestão de Pessoas

30

Estratégia Empresarial

30

Competências Empresariais e Planej. de Carreira

26

EIXO COMUM

228

 

Para saber o que cada módulo aborda, de forma mais detalhada, clique na aba com o nome "Eixo Comum".

 

Parte II - Especialização em Gestão de Marketing 

Depois de finalizar o eixo comum, o aluno entrará na especialização escolhida com todos os principais conceitos e teorias de gestão empresarial já revisados. Na especialização em Gestão de marketing o aluno irá aprender a desenvolver e implementar o plano anual de marketing utilizando os temas mais modernos em gestão de marketing. Indicado para profissionais que queiram desenvolver a carreira na área de marketing. Esta fase totaliza 192 horas-aula e contempla um conjunto de disciplinas específicas da área escolhida, detalhada e um projeto final do MBA apresentado para uma banca de 3 professores.

 

Disciplinas

Horas/aula

Eixo Comum - Sub Total

228

Inteligência competitiva

18

Gestão de produtos e marcas

24

Gestão de preço

18

Gestão de distribuição e trade marketing

18

Gestão de comunicação, CRM, relac. com agências

24

Plano de Marketing - Orientação ao projeto

30

Plano de Marketing - Desenvolvimento do projeto

60

Especialização - Sub Total

192

Total

420

 

Para saber o que cada módulo aborda, de forma mais detalhada, clique na aba com o nome "Especialização".



Inscreva-se

Eixo Comum 

Esta fase inicia-se com o entendimento do ambiente de negócios empresarial em que o participante irá desenvolver a sua habilidade de elaborar e entender a inter-relação entre todos os agentes econômicos analisando seus cenários. A partir desse entendimento inicial, os participantes são expostos aos mais modernos conceitos de gestão empresarial (marketing, finanças, operações e recursos humanos). Para que esses conceitos possam ser aplicados na prática, eles são integrados por meio de discussões de casos reais, nas quais os participantes se relacionam com problemas multiáreas. O módulo de Competências Empresariais e Planejamento de Carreira foca o desenvolvimento das principais competências comportamentais e gerenciais exigidas pelo mercado de trabalho. Aqui, o aluno tem a oportunidade de se preparar para dar um grande salto na sua carreira como executivo ou empresário. O objetivo final deste módulo consiste na elaboração do plano individual de carreira do aluno. O Eixo Comum é concluído com a disciplina de Estratégia Empresarial, que consolida os conhecimentos sobre gestão, planejamento de longo prazo, crescimento e perpetuação de empresas. Esta fase garante que o aluno tenha o entendimento do funcionamento de uma empresa e de suas áreas, com uma visão moderna, prática e orientada para resultados. Além disso, garante que o aluno conheça profundamente as competências mais valorizadas pelo mercado e que saiba como conduzir a sua carreira na direção do êxito profissional.

DISCIPLINAS

HORAS/AULA

Ambiente Empresarial

30

Gestão de Marketing

40

Gestão Financeira

44

Gestão de Operações e Informação

28

Gestão de Pessoas

30

Estratégia Empresarial

30

Competências Empresariais e Planej. de Carreira

26

EIXO COMUM

228

 

SOBRE AS DISCIPLINAS

Neste momento iremos explicar de forma mais completa o que cada disciplina do eixo comum aborda e a importância dessa disciplina na formação dos nossos alunos.

 

Ambiente empresarial 

·         Conceitos macroeconômicos;

·         Cenários econômicos.

 

Gestão de Marketing 

·         Modelo de marketing;

·         Sistema de informações de marketing;

·         Análise externa (forças macro ambientais, concorrência, comportamento do consumidor, canais de venda e distribuição);

·         Análise interna (Produto, preço, distribuição e comunicação);

·         Ferramentas de gestão de marketing.

 

Gestão Financeira 

·         Conceitos de finanças e governança corporativa;

·         As principais demonstrações financeiras;

·         Análise de balanços;

·         Gestão de custos;

·         Matemática financeira e valor do dinheiro no tempo.

 

Gestão de Operações e informações 

·         Estratégia de operações: market supply chain;

·         Parcerias com clientes e fornecedores;

·         Negócios na era digital.

 

Gestão de pessoas 

·         Comportamento Organizacional;

·         Cultura organizacional;

·         Aprendizado organizacional;

·         Visão geral dos subsistemas de gestão de pessoas.

 

Competências empresarias e planejamento de carreira

Conceitos e atributos das 16 competências empresariais mais valorizadas pelo mercado. Ferramenta para avaliação 360°. Conceitos de planejamento de carreira. Diagnóstico das competências atuais, forças e fraquezas. Análise do mercado e tendências. Roteiro de planejamento de médio e longo prazo. Técnicas, ferramentas e dicas de como montar e gerenciar uma rede de contatos.


Competências Comportamentais

·         Empreendedorismo;

·         Ética pessoal e corporativa;

·         Comprometimento e responsabilidade (accountability);

·         Equilíbrio emocional;

·         Relacionamento interpessoal;

·         Consciência e diversidade intercultural; 

·         Flexibilidade.



Inscreva-se

Especialização em Gestão de marketing 

Na especialização em Gestão de marketing o aluno irá aprender em profundidade os temas mais modernos sobre a área. Indicado para profissionais que queiram desenvolver a carreira em marketing. Esta fase totaliza 192 horas-aula e contempla um conjunto de disciplinas específicas da área escolhida, detalhada e um projeto final do MBA apresentado para uma banca de 3 professores.

 

Disciplinas

Horas/aula

Eixo Comum - Sub Total

228

Inteligência competitiva

18

Gestão de produtos e marcas

24

Gestão de preço

18

Gestão de distribuição e trade marketing

18

Gestão de comunicação, CRM, relac. com agências

24

Plano de Marketing - Orientação ao projeto

30

Plano de Marketing - Desenvolvimento do projeto

60

Especialização - Sub Total

192

Total

420

 

SOBRE AS DISCIPLINAS

Inteligência Competitiva

  • Sistema de informações de mercado;
  • Mecanismos de Inteligência competitiva em marketing e vendas;
  • Sistemas de apoio à decisão, inteligência de mercado, pesquisa de mercado, fornecedores de informação e gestão do conhecimento;
  • Pesquisa de mercado e comportamento do consumidor (B2C e B2B).

 

Gestão de Produtos e Marcas

  • Gestão de produtos e serviços;
  • Desenvolvimento de novos produtos;
  • Gestão de marcas como diferencial competitivo.

 

Gestão de Preço

  • Formação de preço;
  • Estratégias para decisões de preço;
  • Adequações e estratégias de ataque e defesa.

 

Gestão de distribuição e Trade Marketing

  • Distribuição como estratégia competitiva, estrutura e gestão de canais;
  • Efficient consumer response (ECR);
  • Gerenciamento por categorias;
  • EDI;
  • Key account management;
  • 6P's do varejo.

 

Gestão de Comunicação, CRM, Relacionamento com Agências

  • Ferramentas de comunicação;
  • Gestão de orçamento;
  • Parceria com agências;
  • Comunicação como ferramenta de posicionamento;
  • Avaliação de resultados;
  • Comunicação dirigida e CRM.

 

Plano de Marketing - Banca Final 
Projeto final de conclusão do MBA. Plano de Marketing para um produto ou linha de produtos real.

 

 



Inscreva-se
  • 1a620f10393663636300
    Roberta Buongermino Campregher

    "Quando procurei a ESAMC, estava em um momento profissional delicado, descontente com a minha carreira e me sentindo sem rumo. Decidi fazer o MBA em Gestão de Marketing e comecei a sentir que conforme meus conhecimentos estavam se ampliando, meus horizontes também acompanhavam esse movimento. Logo após o início do curso, tomei coragem de sair da estagnação e passei em um processo seletivo bastante concorrido em São Paulo. Agradeço não só à ESAMC, que é uma Instituição extremamente séria e dedicada aos seus alunos, mas também à equipe docente altamente qualificada, que possui uma vivência de mercado incrível e que compartilha conosco toda a expertise profissional com atenção e carinho." Empresa: SENAC



Inscreva-se

Envie sua dúvida sobre este curso. Em breve entraremos em contato.


Clique em "Saiba Mais" para ler o informativo dos vestibulares abaixo listados. Clique em "Inscreva-se" para fazer sua inscrição ou consultar o processamento do pagamento do boleto da mesma (quando aplicável).