O novo MBA da ESAMC é o único MBA do Brasil focado em ajudar os participantes a concretizar o seu sonho profissional do primeiro ao último dia de aula.
Através de pesquisa realizada com alunos que buscam um curso de MBA, a ESAMC identificou um grande ponto em comum: quem busca um MBA está procurando um salto na carreira, seja o seu sonho como executivo em uma grande empresa, para desenvolver a sua empresa familiar ou como empreendedor em um novo negócio.
Dessa forma, o modelo pedagógico foi atualizado para garantir que todos os nossos alunos concretizem o seu sonho profissional. As principais mudanças foram:
Projeto em todas as fases
Essa disciplina é o foco do MBA, para garantir que o aluno consiga concretizar o seu sonho profissional. Dessa forma, se o aluno deseja criar um novo negócio, através da disciplina de projetos - em conjunto com cada disciplina do curso - o seu projeto será construído e remodelado, para no final do curso poder ser colocado em pratica.
Um projeto construído ao longo do curso, com aplicabilidade na vida real!
O mesmo acontece para um aluno que deseja uma promoção na empresa em que trabalha, o projeto pode ser desenvolvido focando uma melhoria da sua área, trazendo um grande diferencial para a empresa.
Planejamento de carreira e competências empresariais
O participante define seus objetivos profissionais, elabora seu planejamento profissional e identifica as etapas necessárias para o desenvolvimento de todas as competências comportamentais e gerenciais necessárias para um profissional de sucesso.
Competências Comportamentais:
§Empreendedorismo.
§Ética pessoal e corporativa.
§Comprometimento e responsabilidade
§Equilíbrio emocional.
§Relacionamento interpessoal.
§Consciência & Diversidade cultural.
§Flexibilidade
Competências Gerenciais:
§Liderança.
§Visão global & Pensamento estratégico.
§Gestão de pessoas e conflitos.
§Processo de vendas.
§Trabalho em equipe.
§Gerenciamento & Entrega.
§Processo de tomada de decisão.
§Etiqueta empresarial.
§Cultura & Valores organizacionais.
Foco no desenvolvimento das competências comportamentais e gerenciais
Outro ponto importante do novo MBA da ESAMC é o foco no desenvolvimento das competências comportamentais e gerenciais. Depois de já inseridos no mercado de trabalho, percebemos que o grande diferencial que um curso de MBA pode oferecer para os seus alunos é ajuda-los a se desenvolver em pontos comportamentais e gerenciais.
Por isso, além de possuir disciplinas voltadas para a teoria, importantes para a escolha de especialização, o novo MBA da ESAMC possui disciplinas voltadas para o desenvolvimento comportamental e gerencial, como: Negociação e Administração de Conflitos, Visão de Futuro e Tendências de negócios e Planejamento de carreira e competências empresariais.
Aulas dinâmicas
Sabemos que os alunos de MBA já possuem grandes responsabilidades profissionais e familiares, e por isso, chegam mais cansados em sala de aula. Por isso, as aulas do novo MBA serão mais dinâmicas, participativas e cada vez com mais casos reais, para fazer com que os alunos aprendam na prática!
O MBA da ESAMC possui 360 horas aula, e é realizado em um ano e meio.
Divisão do MBA em três fases
Fase 1: a primeira fase foca no desenvolvimento das competências comportamentais, competências gerenciais e competências técnicas de gestão.
Fase 2: as especializações são divididas em quatro diferentes eixos específicos – Recursos Humanos e Gestão de Talentos, Gestão Empresarial, Finanças e Marketing e Comunicação – nesse eixo as disciplinas são focadas para o desenvolvimento das competências técnicas da área escolhida pelo aluno.
Fase 3: as disciplinas especificas trazem o conhecimento necessário para o desenvolvimento das competências da especialização escolhida pelo participante.
As divisões em três fases, em conjunto com a existência do projeto em cada uma delas, existem para garantir alguns pontos básicos na formação do aluno:
·Desenvolvimento técnico necessário na especialização escolhida;
·Desenvolvimento gerencial e comportamental para crescimento profissional;
·Desenvolvimento do projeto pessoal buscando concretizar o sonho profissional.
A área de negócios internacionais apresenta diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho, normalmente estão diretamente ligadas às questões comerciais. O profissional de Negócios Internacionais, como já diz o próprio nome do curso, em geral lidará com as práticas ligadas à compra e venda de produtos entre as nações.
Através do curso o aluno irá desenvolver a capacidade de:
·Implementar negócios internacionais;
·Utilizar ferramentas para execução de negócios internacionais;
·Conhecer acordos comerciais;
·Relações cambiais;
·Analisar mercados estrangeiros.
Público-alvo
Profissionais que buscam o desenvolvimento para atuar com equipes de diferentes culturas, ou que realizam negócios com outros países.
Planejamento de carreira e competências empresariais
24
Análise de cenários e planejamento estratégico
18
Criação de Valor em Marketing
30
Gestão de Projetos e Processos
18
Gestão Estratégica de Finanças
30
Liderança e Gestão de Talentos
30
Negociação e Administração de Conflitos
24
Visão de Futuro e Tendências de negócios
24
PROJETO FINAL - Fase I
18
TOTAL
216
Explicação das disciplinas
Planejamento de carreira e competências empresariais
Conceitos e atributos das 16 competências empresariais mais valorizadas pelo mercado:
·Ferramenta para avaliação 360°;
·Conceitos de planejamento de carreira;
·Diagnóstico das competências atuais, forças e fraquezas;
·Análise do mercado e tendências. Roteiro de planejamento de médio e longo prazo;
·Técnicas, ferramentas e dicas de como montar e gerenciar uma rede de contatos;
·Desenvolvimento das competências comportamentais: Empreendedorismo, Ética pessoal e corporativa, Comprometimento e responsabilidade (accountability), Equilíbrio emocional, Relacionamento interpessoal, Consciência e diversidade intercultural e Flexibilidade.
§Desenvolvimento das competências gerenciais: Liderança, Visão global & Pensamento estratégico, Gestão de pessoas e conflitos, Processo de vendas, Trabalho em equipe, Gerenciamento & Entrega, Processo de tomada de decisão, Etiqueta empresarial e Cultura & Valores organizacionais.
Análise de cenários e planejamento estratégico
·Conceitos macroeconômicos;
·Cenários econômicos;
·Relação entre oferta e demanda;
·Cenários políticos, sociais, de mercado e alterações nos hábitos de consumo.
·Cenários e Planejamento estratégico.
Criação de Valor em Marketing
·Análise dos consumidores/clientes;
·Análise da concorrência;
·Análise do produto;
·Matriz SWOT.
Gestão de Projetos e Processos
·Ciclo projetos: cronograma, escopo, recursos, riscos e gerência.
Gestão Estratégica de Finanças
·Conceitos de finanças e governança corporativa;
·As principais demonstrações financeiras;
·Análise de balanços;
·Gestão de custos;
·Matemática financeira e valor do dinheiro no tempo.
Liderança e Gestão de Talentos
·Estrutura organizacional;
·Descrição de cargos;
·Administração Salarial;
·Atração e retenção de talentos;
·Liderança.
Negociação e Administração de Conflitos
Aulas mais praticas voltadas para negociação e administração de conflitos, competência comportamental essencial para o mundo coorporativo.
Visão de Futuro e Tendências de negócios
·Inovação;
·Tecnologia;
·Empreendedorismo.
PROJETO FINAL - Fase I
Na primeira etapa do projeto ele será definido, de acordo com os objetivos individuais de cada aluno, para garantir a construção do seu projeto que no final do curso poderá ser aplicado.
·Compreender as estratégias de uma empresa, aplicando os conceitos estrategistas de liderança estratégica, formação e prática da estratégia, stakeholders, missão, visão, valores, objetivos, governança corporativa e ética empresarial;
·Compreender o funcionamento inter-relacionado das variáveis empresariais;
·Compreender os principais conceitos relacionados à estratégia competitiva e análise setorial.
Gestão Estratégica de Finanças II: valuation de projetos e empresas
Análise e gerenciamento de riscos:
·Riscos de pessoal;
·Riscos de sistemas;
·Riscos de eventos externos;
·Gerenciamento.
Direito empresarial: Noções básicas de direito privado
PROJETO FINAL - Fase II: desenvolvimento do projeto definido na primeira fase do curso.
Gestão de Operações de Câmbio e Tributação de Comércio Exterior
12
Gestão de Logística Internacional e Desembaraço Aduaneiro
12
PROJETO FINAL - Fase III
36
TOTAL
72
Explicação das disciplinas
Regulação do Comércio Internacional
·Organismos internacionais: Gatt. OMC. FMI;
·Banco mundial;
·Processos de Integração regional: Área de Preferência Tarifária, Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum, e União Econômica. Principais blocos.
Gestão de Operações de Câmbio e Tributação de Comércio Exterior
·Câmbio;
·Tributação internacional;
·Crédito.
Gestão de Logística Internacional e Desembaraço Aduaneiro
·Princípios de Comércio internacional e sistemas cambiais;
·Ferramentas e modelos logísticos aplicados ao comércio internacional.
PROJETO FINAL - Fase III: finalização do projeto definido nas fases anteriores do curso.
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