MBA - Negócios Internacionais

Disponível em

selo_novo_mba

Campinas Itu Santos Sorocaba - Centro Uberlândia


O curso de Negócios Internacionais

O MBA Executivo da ESAMC é dividido em duas fases. A primeira é o eixo comum, com a formação básica para os alunos de todas as especializações. A segunda é o eixo de especialização e possui os módulos específicos da especialização escolhida pelo aluno. O curso completo possui duração de um ano e meio, totalizando 420 horas-aula.

 

Parte I - Eixo Comum 

Essa fase do curso é uma introdução do aluno ao ambiente de negócios empresariais. O curso de MBA da ESAMC aborda os principais conceitos de gestão empresarial, de forma completa e prática, garantindo o aprendizado do aluno. Essa primeira fase do curso é dividida em 7 módulos, totalizando 228 horas-aula. Os módulos da primeira fase do curso são:

 

DISCIPLINAS

HORAS/AULA

Ambiente Empresarial

30

Gestão de Marketing

40

Gestão Financeira

44

Gestão de Operações e Informação

28

Gestão de Pessoas

30

Estratégia Empresarial

30

Competências Empresariais e Planej. de Carreira

26

EIXO COMUM

228

 

Para saber o que cada módulo aborda, de forma mais detalhada, clique na aba com o nome "Eixo Comum".

 

Parte II - Especialização em Negócios Internacionais 

Depois de finalizar o eixo comum, o aluno entrará na especialização escolhida com todos os principais conceitos e teorias de gestão empresarial já revisados. Na especialização em Negócios Internacionais o aluno aprende a desenvolver mercados internacionais através dos temas mais modernos em internacionalização de bens e serviços e sua contribuição para a competitividade da empresa. Indicado para profissionais que queiram desenvolver a carreira em negócios internacionais. Esta fase totaliza 192 horas-aula e contempla um conjunto de disciplinas específicas da área escolhida, detalhada e um projeto final do MBA apresentado para uma banca de 3 professores.

 

Disciplinas

Horas/aula

Eixo Comum - Sub Total

228

Marketing internacional

30

Blocos econômicos e organismos internacionais

24

Finanças internacionais

24

Estratégia internacional

24

Plano de Internacionalização - Orientação ao projeto

30

Plano de Internacionalização - Desenvolvimento do projeto

60

Especialização - Sub Total

192

Total

420

 

Para saber o que cada módulo aborda, de forma mais detalhada, clique na aba com o nome "Especialização".



Inscreva-se

Eixo Comum 

Esta fase inicia-se com o entendimento do ambiente de negócios empresarial em que o participante irá desenvolver a sua habilidade de elaborar e entender a inter-relação entre todos os agentes econômicos analisando seus cenários. A partir desse entendimento inicial, os participantes são expostos aos mais modernos conceitos de gestão empresarial (marketing, finanças, operações e recursos humanos). Para que esses conceitos possam ser aplicados na prática, eles são integrados por meio de discussões de casos reais, nas quais os participantes se relacionam com problemas multiáreas. O módulo de Competências Empresariais e Planejamento de Carreira foca o desenvolvimento das principais competências comportamentais e gerenciais exigidas pelo mercado de trabalho. Aqui, o aluno tem a oportunidade de se preparar para dar um grande salto na sua carreira como executivo ou empresário. O objetivo final deste módulo consiste na elaboração do plano individual de carreira do aluno. O Eixo Comum é concluído com a disciplina de Estratégia Empresarial, que consolida os conhecimentos sobre gestão, planejamento de longo prazo, crescimento e perpetuação de empresas. Esta fase garante que o aluno tenha o entendimento do funcionamento de uma empresa e de suas áreas, com uma visão moderna, prática e orientada para resultados. Além disso, garante que o aluno conheça profundamente as competências mais valorizadas pelo mercado e que saiba como conduzir a sua carreira na direção do êxito profissional.

 

DISCIPLINAS

HORAS/AULA

Ambiente Empresarial

30

Gestão de Marketing

40

Gestão Financeira

44

Gestão de Operações e Informação

28

Gestão de Pessoas

30

Estratégia Empresarial

30

Competências Empresariais e Planej. de Carreira

26

EIXO COMUM

228

 

SOBRE AS DISCIPLINAS

Neste momento iremos explicar de forma mais completa o que cada disciplina do eixo comum aborda e a importância dessa disciplina na formação dos nossos alunos.

 

Ambiente empresarial 

·         Conceitos macroeconômicos;

·         Cenários econômicos.

 

Gestão de Marketing 

·         Modelo de marketing;

·         Sistema de informações de marketing;

·         Análise externa (forças macro ambientais, concorrência, comportamento do consumidor, canais de venda e distribuição);

·         Análise interna (Produto, preço, distribuição e comunicação);

·         Ferramentas de gestão de marketing.

 

Gestão Financeira 

·         Conceitos de finanças e governança corporativa;

·         As principais demonstrações financeiras;

·         Análise de balanços;

·         Gestão de custos;

·         Matemática financeira e valor do dinheiro no tempo.

 

Gestão de Operações e informações 

·         Estratégia de operações: market supply chain;

·         Parcerias com clientes e fornecedores;

·         Negócios na era digital.

 

Gestão de pessoas 

·         Comportamento Organizacional;

·         Cultura organizacional;

·         Aprendizado organizacional;

·         Visão geral dos subsistemas de gestão de pessoas.

 

Competências empresarias e planejamento de carreira

Conceitos e atributos das 16 competências empresariais mais valorizadas pelo mercado. Ferramenta para avaliação 360°. Conceitos de planejamento de carreira. Diagnóstico das competências atuais, forças e fraquezas. Análise do mercado e tendências. Roteiro de planejamento de médio e longo prazo. Técnicas, ferramentas e dicas de como montar e gerenciar uma rede de contatos.


Competências Comportamentais

·         Empreendedorismo;

·         Ética pessoal e corporativa;

·         Comprometimento e responsabilidade (accountability);

·         Equilíbrio emocional;

·         Relacionamento interpessoal;

·         Consciência e diversidade intercultural;

·         Flexibilidade.

 

 

 



Inscreva-se

Especialização em Negócios Internacionais 

Na especialização em Negócios Internacionais o aluno aprende em profundidade os temas mais modernos em internacionalização de bens e serviços e sua contribuição para a competitividade da empresa. Indicado para profissionais que queiram desenvolver a carreira em negócios internacionais. Esta fase totaliza 192 horas-aula e contempla um conjunto de disciplinas específicas da área escolhida, detalhada e um projeto final do MBA apresentado para uma banca de 3 professores.

 

Disciplinas

Horas/aula

Eixo Comum - Sub Total

228

Marketing internacional

30

Blocos econômicos e organismos internacionais

24

Finanças internacionais

24

Estratégia internacional

24

Plano de Internacionalização - Orientação ao projeto

30

Plano de Internacionalização - Desenvolvimento do projeto

60

Especialização - Sub Total

192

Total

420

 

SOBRE AS DISCIPLINAS 

Marketing Internacional

  • Análise de mercado internacional;
  • Forças macro ambientais - diagnóstico e cenário em mercados internacionais;
  • Análise da concorrência;
  • Pesquisa de mercado;
  • Adaptações do Marketing Mix para internacionalização.

 

Blocos econômicos e organismos internacionais

  • Organismos internacionais: Gatt. OMC. FMI;
  • Banco mundial;
  • Processos de Integração regional: Área de Preferência Tarifária, Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum, e União Econômica. Principais blocos.

 

Finanças Internacionais

  • Câmbio;
  • Tributação internacional;
  • Crédito.

 

Estratégia Internacional

  • Modelos e estratégias de internacionalização de empresas.

 

 Plano de Internacionalização - Banca Final 

Projeto final de conclusão do MBA.



Inscreva-se

Envie sua dúvida sobre este curso. Em breve entraremos em contato.


Clique em "Saiba Mais" para ler o informativo dos vestibulares abaixo listados. Clique em "Inscreva-se" para fazer sua inscrição ou consultar o processamento do pagamento do boleto da mesma (quando aplicável).