Sabia que tem gente que ainda pensa que engenheiro químico só trabalha em laboratórios com tubos de ensaio? Acho que pulam a palavra engenheiro e ficam só com o químico.
Claro que se você abriu esse texto, é porque já sabe que a engenharia química vai muito além dos experimentos em laboratório. No entanto, você sabe tudo o que um engenheiro químico pode fazer?
A Engenharia Química é a área que responde pelo projeto, desenvolvimento e otimização de processos industriais que transformam matérias-primas em produtos úteis, além de sua manutenção e controle de qualidade.
Além de desenvolver e projetar processos e sistemas químicos, o profissional formado no curso de graduação em engenharia química também pode atuar em pesquisa de tecnologias de ponta, liderar equipes de produção, atuar no controle de qualidade, projetar plantas industriais e contribuir para a sustentabilidade ambiental.
O engenheiro químico formado pela ESAMC possui um profundo entendimento do mercado e de todas as áreas funcionais de uma empresa. Eles respondem pelo projeto, desenvolvimento e otimização de processos químicos, sistemas de produção, equipamentos e sua manutenção.
Isso garante um profissional superior pronto para assumir posições de liderança, sendo responsáveis pelos mais altos cargos do mercado.
Na ESAMC o aluno aprende:
– A controlar a qualidade dos processos químicos;
– A acompanhar e analisar testes de eficiência e segurança;
– A calibrar e conferir equipamentos industriais;
– Conhecem processos de manufatura química, automação, dinâmica dos fluidos, termodinâmica, operações unitárias, engenharia de processos, entre outros;
– A desenvolver novos produtos e processos químicos;
– A coordenar, fiscalizar e executar instalações industriais;
– A realizar estudos de viabilidade técnico-econômica e emitir laudos e pareceres técnicos.