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ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: DICAS PARA MELHORAR SEU DESEMPENHO NOS ESTUDOS
  • ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: DICAS PARA MELHORAR SEU DESEMPENHO NOS ESTUDOS

    Uma rotina de estudos merece atenção. Manter o bem-estar e cuidar da saúde mental e física é indispensável nesse processo, pois o nosso desempenho nas atividades está relacionado diretamente aos hábitos que adotamos no nosso dia-a-dia. Uma boa alimentação, por exemplo, melhora o funcionamento do organismo, além disso, recentes pesquisas apontam que alguns alimentos melhoram a atividade cerebral e a capacidade cognitiva. Ou seja, uma alimentação saudável, com uma grande variedade de nutrientes é uma ótima ferramenta para você se dar bem nos estudos. 

    Existe uma série de práticas diárias de alimentação que podem contribuir para o melhoramento do desempenho acadêmico. O primeiro passo a seguir é manter uma dieta equilibrada, com a ingestão de diferentes alimentos, que contenham nutrientes de diversas qualidades.

    Alguns alimentos garantem energia de sobra, estimulam a memória, o raciocínio e podem ajudar na concentração e no equilíbrio do humor. Logo abaixo você pode conferir esses alimentos indispensáveis, principalmente em fases de provas em que o corpo requer mais disposição e preparação. Dá uma olhada!
     

    Para concentração

    Se não está conseguindo se concentrar, você precisa de algo rico em cafeína. Uma opção é o chá verde que pode acelerar o metabolismo, aumentando o gasto energético e a disposição, além de auxiliar na melhora do humor e bem-estar, pois possui um aminoácido que, quando liberado em nosso corpo, aumenta a produção de dopamina e serotonina.

    Você pode optar também pelo chocolate amargo, que possui cafeína em sua composição, ajudando a manter o corpo alerta e mais disposto para os estudos.

    Lembre-se que esses alimentos devem ser consumidos com cuidado, pois em grandes quantidades, podem gerar ansiedade e causar insônia.
     

    Para energia

    Os carboidratos são a principal fonte de energia para o organismo. Dê preferência aos alimentos integrais, pois eles possuem carboidratos de melhor qualidade. Alguns exemplos são pão, arroz, aveia, massas, produtos em geral que levem em sua composição o uso de farinha integral e frutas.

    As fibras presentes nos alimentos integrais, ajudam no desempenho cognitivo e a privação desses carboidratos podem levar à falta de energia, fadiga, inquietação e falta de atenção.
     

    Para memória

    Aposte em alimentos ricos em ômega 3, esse ácido graxo contribui para o raciocínio, aprimorando a condução do impulso nervoso e interpretação das mensagens no cérebro. Sardinha, salmão, atum, castanhas e linhaça são fonte de ômega 3.

    O ovo também é um aliado da boa memória. Por possuir vitamina B12, sua ingestão ajuda na formação dos componentes das células do cérebro. Além disso, a gema do ovo tem acetilcolina, importante para as funções de memorização.
     

    Não pode faltar

    O ferro é indispensável para o nosso organismo, pois é um mineral que auxilia no transporte de oxigênio e na formação das células do sangue. O não consumo desse componente pode causar anemia, trazendo sintomas como cansaço, falta de energia, dificuldade de concentração e fraqueza. Insira na sua alimentação feijão, lentilha, carne vermelha e vegetais verde-escuros.

    O grão-de-bico também garante estudos sem preguiça. O triptofano, que aparece em grandes doses nesse grão, é usado pelo corpo para a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

    E o mais importante, não se esqueça da hidratação. Manter-se hidratado durante as aulas, nos momentos de estudos e na hora de realização de provas, pode te ajudar a obter melhores resultados no que diz respeito à concentração e compreensão do conteúdo. Então, se você chegou até aqui, beba água! 😄

     

    Que tal inserir alguns desses bons alimentos na sua rotina? Temos certeza que com uma boa alimentação você irá potencializar o seu rendimento cerebral.

     

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