Carregando...
Como definir e alcançar metas
  • Final de ano, tempo de reflexões e promessas. Na nossa realidade atual, em que tudo acontece cada vez com mais velocidade, ter momentos de parar e pensar, se escutar, tentar descobrir seus objetivos e planejar o caminho até eles, é fundamental. 

    E é aí que entram as famosas metas, meios utilizados para alcançar nossos objetivos. É como se fossem objetivos menores e mais simples. São as metas claras de um planejamento que ajudam a manter o foco nos lugares certos. Sem isso, é muito mais difícil alcançar aquilo que deseja.

    Da vida pessoal à profissional, ter metas ajuda muitas pessoas a chegarem onde querem. Por isso, defini-las é importante para que se saiba o que precisa ser feito para alcançá-las. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você aprender a definir suas metas e tirá-las do papel. Dá uma olhadinha!
     

    O que você quer conquistar?

    É importante saber exatamente o que quer na hora de estipular seus objetivos. Escreva seu objetivo em uma agenda. Trace linhas saindo do objetivo e escreva, em cada uma, um requisito para conquistar o que você planeja. Sempre que realizar algo relacionado a meta, anote. Essa é uma forma de se automotivar e se conhecer melhor. Lembre-se de revisitar sempre a sua agenda, ela pode precisar de algumas adaptações com o tempo. 
     

    Crie metas específicas e mensuráveis

    Para alcançar uma meta você precisa acompanhá-la de perto. Então, certifique-se de que seja possível acompanhar o seu progresso ao buscar esse objetivo. Por exemplo, “juntar dinheiro” não é uma meta específica e fácil de acompanhar, mas “juntar mil reais até 25 de julho” é. Dessa forma, você consegue visualizar se está indo no caminho certo.
     

    Estabeleça prioridades e defina um prazo

    Querer fazer tudo ao mesmo tempo nunca dá certo, nós sabemos disso. Então, não insista em pensar que todas as suas metas têm o mesmo grau de importância. É necessário manter o foco no lugar certo para conseguir alcançar o que deseja, por isso, defina o que é mais importante para você no momento e volte toda a sua atenção para isso. Lembre-se de definir um prazo, pois sem ele, atingir determinada meta pode se tornar desgastante. Caso não atinja o que esperava, não fique prorrogando. Avalie o que deu errado e refaça seus planos.

     

    Seja realista

    Ao definir metas é importante ser realista e saber o que você tem condições de realizar. Tenha sempre objetivos corretos e claros em mente. Não é necessário se limitar, e sim, saber quanto tempo você pode se dedicar àquilo, quanto esforço você está disposto a fazer, entre outros fatores. Isso vai tornar o caminho muito mais viável e você acaba evitando possíveis frustrações.
     

    Comece hoje

    Para alcançar seus objetivos você precisa dar o primeiro passo. Por isso, comece a trabalhar nas suas metas desde já. É importante lembrar de não se comprometer com muitas tarefas, manter o foco na sua prioridade inicial e ser prático. Se empenhe naquilo que poderá ser conquistado e coloque a mão na massa.

     

    Agora que você já leu todas as nossas dicas, que tal colocar em prática? Aproveite tudo o que acabou de aprender e comece a planejar o seu ano novo ano :)

    Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para ler outras informações e dicas interessantes como essas!

Matérias Relacionadas
Receba nossa newsletter