Carregando...
Criatividade no trabalho: como ser um profissional criativo?
  • Criatividade no trabalho: como ser um profissional criativo?

    A capacidade de criar é algo do ser humano. Podemos fazer coisas novas, funcionais, bonitas, diferentes e inovadoras a partir da criatividade. Ser criativo vai além de criações palpáveis, a criatividade pode estar numa ideia, numa solução, numa música, num objeto, num aplicativo… Enfim! Uma infinidade de possibilidades de aplicação. 

    Mas como exercer o potencial criativo dentro do trabalho? Continue a leitura e bora descobrir! 

     

    Busque referências

    Toda ideia parte de referências. Qualquer coisa nova, por mais diferente que seja, partiu de uma gama de conhecimentos de quem a criou. Portanto, uma das coisas principais para quem quer ter mais ideias é: tenha mais inspirações!

    Para isso, aumente seu repertório de conhecimento e saia da zona de conforto. Leia livros diferentes, escute podcasts sobre assuntos interessantes, veja documentários, séries, assista palestras, participe de discussões construtivas, conheça pessoas novas, viaje muito e saia da sua zona de conforto! Tudo isso vai contribuir para seu acervo pessoal de informações e resultará em novos insights. 

     

    Arrisque-se

    Ter vergonha ou medo das suas ideias pode impedir o avanço de um projeto. Portanto, não exite em compartilhar seus pensamentos com sua equipe! Sua ideia pode ser essencial para o andamento das estratégias ou pode servir de referência para novos insights, talvez ela não esteja redonda, mas alguém pode ter o que você precisava para completá-la. Incrível, né? 

    Como diz o ditado “Duas cabeças pensam melhor que uma”. De qualquer forma, toda contribuição é bem-vinda”

     

    Seja paciente

    Já ouviu falar de bloqueio criativo? As ideias, às vezes, aparecem como luzes, quando menos esperamos, mas muitas vezes, quando queremos que nossa mente trabalhe e gere uma ideia incrível, nada vem.

    É aí que entra a paciência. É comum que a ideia perfeita para um projeto apareça depois da reunião de brainstorming, e nesse caso, comunique sua equipe. Ainda pode dar tempo de aplicar no projeto.

    E se não vier ideia nenhuma? É pra isso que a equipe trabalha junto. Se alguém não está inspirado, os outros cobrem e vice-versa. O importante é chegar no melhor resultado. 

     

    Trabalhe com eficiência

    Teve uma ideia incrível para um projeto ou tarefa do trabalho? Você é o dono da ideia e a melhor pessoa para estruturá-la. Organize o fluxo de trabalho necessário para que essa ideia flua bem e seja bem aplicada. 

    A criatividade precisa também ser funcional, caso contrário, não encontra seu espaço no projeto. Entenda o planejamento como um todo, veja onde seus insights se encaixam e apresente sua contribuição para seu time. Vocês vão detonar! 


    Não tem fórmula mágica para encontrar a criatividade que já existe dentro de cada um, existe busca por conhecimento e trabalho da mente para que ela apareça quando menos se espera. Ser criativo não vai impactar somente no trabalho, mas em cada momento do cotidiano, trazendo novos olhares, novas soluções e novas ideias! 

Matérias Relacionadas
Receba nossa newsletter