Carregando...
DICAS PARA SE PREPARAR PARA A VOLTA ÀS AULAS
  • DICAS PARA SE PREPARAR PARA A VOLTA ÀS AULAS

    Sair do ritmo de férias e retomar a rotina de estudos pode parecer um pouco desanimador, não é mesmo? Para tornar esse momento mais leve e agradável, é necessário adotar hábitos e adaptar novamente o seu dia-a-dia para entrar no ritmo outra vez. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como se preparar para o seu novo ciclo de estudos. Confira: 

     

    Organize-se

    Nada melhor do que recomeçar os estudos com tudo organizado. Aproveite os últimos dias de férias para colocar tudo o que você precisa para as aulas em ordem. Separe só o que for necessário e doe aquilo que já não é mais útil. Se não servir para ninguém, jogue fora. Renove seu material se for preciso e deixe tudo pronto para o primeiro dia. Se você ainda não tem uma agenda ou o hábito de utilizá-la, esse é o momento ideal para começar. A organização é fundamental para se dar bem nos estudos e, além disso, você vai se sentir mais preparado para começar um novo semestre.


    Normalize sua rotina de sono

    Nada de virar a noite no Netflix! É comum que os horários fiquem bagunçados durante as férias, por isso, tente ir dormir uma hora mais cedo do que estava acostumado durante esse período. Com o tempo, procure definir horários para dormir e acordar. Uma rotina de sono adequada auxilia diretamente no processo de aprendizagem, afinal, é durante o sono que a memória consolida novas informações.
     

    Cuide-se

    Corpo são, mente sã. Cuide da sua alimentação: inclua alimentos saudáveis, como frutas, verduras e lanches naturais, na sua rotina e beba bastante água para não faltar energia durante o dia. Evite alimentos ricos em açúcar e gordura, eles podem trazer mais sono e indisposição. Procure formas de incluir alguma atividade física na sua agenda. 20 minutos de qualquer exercício pode fazer a diferença no seu dia. E o mais importante, cuide da sua saúde mental. Entenda suas dificuldades, reconheça seu esforço e não tenha medo de pedir ajuda. Cultivar hábitos saudáveis fará toda a diferença nos seus estudos.
     

    Estude desde o primeiro dia

    Evite procrastinar, não deixe os estudos, as tarefas ou os trabalhos “para amanhã”. É melhor estudar cada assunto conforme for apresentado do que deixar para depois. Quanto antes você começar a se dedicar a alguma matéria, mais rápido estará livre dela.
     

    Crie metas

    Quais são os seus objetivos para o próximo semestre? Aumentar sua nota? Diminuir o uso de celular? Tirar aquela disciplina de letra? Estudar mais? Reúna todas as suas intenções em um único lugar e vá riscando ao longo dos meses. Analise suas prioridades e defina metas realistas para manter o foco e a motivação ao longo do semestre. Essa é uma ótima forma de se desafiar e melhorar sua produtividade.
     


    A educação a distância continua sendo uma realidade e o retorno às aulas, de forma remota, exige muito empenho. Mas, fique tranquilo! Se preparando, é possível tirar melhor proveito dos estudos e impulsionar seu conhecimento e suas notas.

    Esperamos que você volte às aulas com tudo. Bom retorno!

Matérias Relacionadas
Receba nossa newsletter