Carregando...
ESTUDANDO EM CASA: DICAS PARA VOCÊ NÃO PERDER O RITMO
  • ESTUDANDO EM CASA: DICAS PARA VOCÊ NÃO PERDER O RITMO

    Estudar de forma remota traz novos desafios, não é mesmo? Em tempos de pandemia, o momento é de se cuidar, de encontrar maneiras de se adaptar a essa realidade e manter o ritmo de estudos em casa.
    Esse modelo de estudos pede muita dedicação, autonomia, disciplina e organização. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como organizar uma rotina de estudos em casa, manter o foco e ter bons rendimentos. Confira:

     

    Crie uma rotina

    Estudar em casa exige muita disciplina. Organize-se para começar e finalizar seus estudos todos os dias no mesmo horário. Esse é um passo importante para criar o hábito dos estudos e aumentar seu rendimento.

     

    Encontre o seu momento

    Entenda em que momento do dia você é mais produtivo e consegue estudar. Algumas pessoas conseguem ter mais foco logo cedo, outras durante o período da tarde ou no fim da noite. Encontre o seu período de maior produtividade para dar aquela revisada no que foi aplicado na aula ou para pesquisar sobre aquele assunto que te deixou com dúvidas.

     

    Defina um local

    É importante escolher um ambiente tranquilo onde nada possa te distrair. Se possível, um ambiente que seja diferente do espaço de lazer ou de descanso. Tente ficar longe das “tentações” (sofá, TV, cama) para não bater aquela vontade de assistir a uma série ou tirar um cochilinho. Reservar um local é uma boa forma de fazer todos na casa em que você mora entenderem que é o momento de estudo.

     

    Registre suas obrigações

    Estudar em casa também requer muita organização. Crie o hábito de anotar em uma agenda ou em um quadro de atividades suas obrigações e tarefas a serem feitas. Lembre-se de manter a agenda ou o quadro em um local visível, próximo a você. Assim, você tem a segurança de que não se esqueceu de nenhuma leitura importante ou trabalho, evitando a perda de prazos.

     

    Faça pausas

    Nossa concentração em tarefas difíceis é de 30 minutos em média. Então, faça pequenas pausas para que o estudo renda mais. É legal tentar criar blocos de estudos curtos de 20 a 30 minutos com pausa de 5 a 10 minutos. Não se esqueça de se hidratar e se alimentar adequadamente.

     

    Cuidado com as distrações

    Se já eram muitas as distrações nos estudos em sala de aula, imagine em casa?! Por isso, é importante reduzir ao máximo os estímulos que tirem sua atenção da aula online. Não dá para misturar TV ligada com aula, né?! Além disso, lembre-se de silenciar o seu celular e evite abrir sites que te distraiam. Aproveite sua pausa e outros momentos livres do dia para navegar nas redes sociais ou assistir aquele episódio da sua série favorita.

     

    Mantenha suas conexões

    Para se manter firme nos estudos em casa também é importante manter suas conexões. Que tal criar grupos de estudos em redes sociais ou no WhatsApp? Em muitos momentos, vocês poderão trocar informações relevantes e tirar dúvidas uns com os outros. Além de diminuir a sensação de estar só, é uma maneira interessante de crescer junto.

     

    Use a tecnologia a seu favor 

    É mais do que válido usar a internet para tirar dúvidas e aumentar seu conhecimento. Além disso, existem diversos aplicativos para ajudar na organização dos estudos como o Focus Keeper, o Any.Do, o Evernote e até aplicativos para aprender um pouquinho mais como o Duolingo, o PhotoMath e muitos outros.

     

    Seja gentil consigo mesmo

    Aprender sobre um assunto é sempre difícil, comece devagar e entenda suas dificuldades. Reconheça seu esforço e valorize as pequenas vitórias. Sinta orgulho de conseguir realizar alguma tarefa complicada, de fazer uma redação, um exercício ou algo que sentiu dificuldade, mas que depois deu certo. Isso te dá força e motivação para os próximos desafios.

     

    Não apresse o processo. O progresso, mesmo que lento, ainda é progresso.

    Você consegue! :)

     

Matérias Relacionadas
Receba nossa newsletter