Carregando...
NETWORKING: O QUE É E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CARREIRA
  • NETWORKING: O QUE É E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CARREIRA

    Networking? É provável que você já tenha escutado essa palavra por aí, junto de frases como “é importante para se destacar no mercado”, “é imprescindível para quem busca oportunidades” ou “te ajuda a crescer profisisonalmente”. Mas, afinal, o que é networking?

    Também conhecido como “rede de contatos”, o networking é a habilidade de desenvolver e cultivar relações pessoais e profissionais e utilizar essas relações para alguma finalidade, seja para fortalecer os vínculos, se destacar em negociações comerciais ou para aproveitar oportunidades no mercado de trabalho.

    O networking serve para tudo! Vivemos em sociedade e, por isso, muitas vezes precisamos das pessoas para nos ajudar a alcançar nossos objetivos e elas precisam da gente. Essa rede de contatos traz grandes benefícios como trocas de informações e experiências, além de potencializar as oportunidades por meio dos relacionamentos. Estamos, a todo instante, realizando ações que nos aproximam de diferentes pessoas, um curso, uma viagem, a faculdade e, cultivar esses contatos pode ser de grande importância para sua carreira ou negócio.

    Muito mais do que conseguir informações ou trocar experiências, o networking favorece uma série de oportunidades, como conseguir o primeiro emprego ou um novo emprego, manter o emprego atual, receber indicações, recomendar serviços, encontrar clientes, criar parcerias, obter informações relevantes e muito mais.

    Atualmente, as redes sociais, como o LinkedIn, são ferramentas ideais para conhecer mais pessoas, ampliar os contatos e, consequentemente, facilitar o networking. Mas, é sempre importante lembrar: networking é qualidade e não quantidade. É imprescindível, além de criar novas conexões, esforçar-se para manter os relacionamentos já existentes.

    Viu, só? Desenvolver e cultivar uma rede de contatos é uma tarefa fundamental para sua carreira e seu desenvolvimento pessoal. Então, confira nossas dicas para ampliar e melhorar as suas conexões profissionais:

     

    Amplie sua rede

    Como fazer isso? Frequentando palestras, eventos e reuniões. Vale também aquele happy hour da empresa ou até mesmo um congresso que acontecerá na cidade vizinha. Tente participar do maior número possível de eventos, manter uma presença constante é a melhor forma de promover o seu networking e obter maior alcance. Isso, com certeza, te ajudará a ampliar a sua rede de contatos.

     

    Atualize suas redes sociais

    Use a tecnologia a seu favor! Com as redes sociais é possível alcançar um grande número de pessoas, por isso, mantenha o perfil no LinkedIn sempre atualizado, com uma introdução objetiva, seu cargo atual, sua formação acadêmica e os cursos que fez. Produza e compartilhe conteúdos relevantes sobre sua área de atuação ou algo que você tenha conhecimento e participe de discussões e de grupos que abordem assuntos do seu interesse. Ahh, lembre-se também de manter seu currículo com as informações certas. Isso pode ajudar quando uma oportunidade surgir.

     

    Mantenha-se ativo

    Interaja e ajude sempre que puder para começar a ser uma referência dentro da sua rede. Isso não é válido só para as redes sociais, ok?! Pessoalmente, em cursos, no trabalho ou em qualquer outro lugar, não deixe de se manter ativo, coloque-se à disposição sempre que possível. Não tenha medo de também pedir ajuda ou fomentar conversas. Só assim é possível criar conexões reais.
     

    Mantenha-se informado

    Leia, informe-se, faça cursos de especialização e procure pelas tendências da sua área de atuação para ficar por dentro de tudo o que ocorre no setor, assim, você conseguirá ter diálogos interessantes com seus futuros contatos. Existem diversos cursos de curta duração que podem te ajudar a se manter atualizado, além de ser um ótimo ambiente para ampliar sua rede.

     

    Faça a manutenção

    Não se esqueça que uma relação, mesmo que profissional, precisa ser nutrida. Por isso, é importante estar presente. Aparecer somente na hora que precisa de alguma coisa não é uma boa ideia. Lembre-se de demonstrar seu interesse constantemente. Crie oportunidades para conversarem e trocarem informações sempre que possível. E o mais importante, seja verdadeiro com seus contatos para não ser visto com um interesseiro.

     

    O networking é muito mais do que apenas adicionar pessoas em redes sociais ou distribuir cartõezinhos de visita. É importante aproveitar esses canais, mas ir muito além disso. Não se esqueça: não foque na quantidade, mas sim na qualidade e lembre-se que manter o bom relacionamento com sua rede de contatos é uma ação que deve ser realizada frequentemente.

    Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para ler outras informações e dicas interessantes como essas!

Matérias Relacionadas
Receba nossa newsletter