Carregando...
TÉCNICA POMODORO: MELHORE SEU FOCO E AUMENTE A PRODUTIVIDADE
  • TÉCNICA POMODORO: MELHORE SEU FOCO E AUMENTE A PRODUTIVIDADE

    Concentrar-se nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Quem precisa estudar para provas ou realizar muitas atividades durante o dia sabe bem como pode ser difícil alcançar o foco. Quanto maior o número de coisas a fazer, pior é a capacidade de manter a atenção. E as distrações não são poucas, celular, redes sociais, sites, notificações, tudo isso atrapalha quem precisa cumprir obrigações.

    Mas, existe um método que pode ajudar a resolver essa questão, de maneira simples e prática: a Técnica Pomodoro. Desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo no final dos anos 1980, a técnica foi criada para utilizar o tempo como um valioso aliado. Cirillo, em seus primeiros anos como estudante universitário, notou sua baixa produtividade nos estudos. O grande número de distrações e interrupções e o baixo nível de concentração e motivação eram os causadores desse desânimo. Na busca por novas ferramentas para melhorar seu desempenho, nasceu a “Técnica Pomodoro”. Esse método de gestão de tempo tem como ideia fracionar grandes tarefas e realizá-las em determinado período, com pausas para descanso do cérebro, o que garante o aumento de produtividade.

     

    Como funciona?

    O método consiste em dividir o trabalho ou estudo em blocos de 25 minutos (“pomodoros”) de concentração, com pequenos intervalos de 5 minutos entre eles. Para começar a utilizar a técnica é importante ter uma lista de tarefas a serem realizadas e um cronômetro para marcar o tempo de concentração naquela atividade e o tempo de descanso.

    Durante os 25 minutos, é necessário ignorar todas as distrações. Feche todas as abas desnecessárias no computador, deixe seu celular em outro cômodo (ou no silencioso) e tenha ao seu lado papel e caneta, para que, se surgirem ideias ou lembranças durante o tempo de concentração, você possa anotá-las.

    Já no período de descanso é ideal que você se levante, faça um breve alongamento, tome água, vá ao banheiro e volte ao posto de trabalho. Cada bloco de 25 minutos é chamado de pomodoro. Após 4 pomodoros, é recomendado uma pausa longa, de 15 a 30 minutos.

     

    Passo-a-passo:

     
    1. Escolha a tarefa a ser executada;

    2. Ajuste o cronômetro para 25 minutos;

    3. Trabalhe na tarefa escolhida até que o alarme toque;

    4. Ao concluir o tempo, faça uma pausa curta, de 5 minutos;

    5. Repita o processo quatro vezes;

    6. Após concluir 4 pomodoros, faça uma pausa longa, de 15 a 30 minutos.

     

    Repita o processo inteiro até concluir suas atividades. Afinal, a técnica é cíclica.

     

    Por que Pomodoro?

    O nome Pomodoro significa tomate em italiano e é uma alusão ao cronômetro de cozinha, que tinha o formato de um tomate, usado por Francesco Cirillo para concluir suas tarefas dentro de um tempo delimitado.

     

    Aplicativos e sites que podem te ajudar

    Existem aplicativos e sites que podem te ajudar a controlar o tempo usando a Técnica Pomodoro. Você consegue encontrar diversas opções para testar direto no computador ou nos smartphones, teste e descubra o melhor para você. Nossas sugestões:

     

    Pomofocus

    Pomodoro Tracker

    TomatoTimer

    Focus Keeper

    Pomodoro Timer

     

    Vantagens de usar a Técnica Pomodoro

    Colocando o método em prática você conseguirá identificar o que te distrai e o que te faz interromper o fluxo de trabalho e evitar essas circunstâncias. Além disso, conhecendo o número de tarefas que você consegue realizar durante o dia e o tempo gasto em cada uma delas, você terá a possibilidade de organizar melhor suas atividades.

    O criador do método afirma que seguir a técnica pode trazer diversos benefícios, como o alívio da ansiedade, o aumento do foco e da concentração por meio da redução das interrupções, aumento de motivação e melhoria no processo de trabalho ou estudo. 

    Que tal tentar usar esse método? Temos certeza que logo você notará a diferença no seu desempenho! :)


    Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para ler outras informações e dicas interessantes como essas!

Matérias Relacionadas
Receba nossa newsletter