Carregando...

Coordenador do curso de Direito da ESAMC Santos é escolhido para integrar comissão da OAB-SP

Coordenador do curso de Direito da ESAMC Santos é escolhido  para integrar comissão da OAB-SP
Coordenador do curso de Direito da ESAMC Santos é escolhido
para integrar comissão da OAB-SP
 
Edison Santana vai contribuir diretamente para a habilitação dos
futuros advogados que ingressam na profissão
 
O coordenador do curso de Direito da ESAMC Santos, Edison Santana, foi nomeado pela Presidência da Seccional do Estado de São Paulo da Ordem de Advogados do Brasil (OAB-SP) como integrante efetivo da Comissão Permanente de Estágio e Exame de Ordem para atuar no Polo de Santos e Região. Santana vai contribuir diretamente para a habilitação dos futuros advogados que ingressam na profissão e abrir portas no mercado de trabalho. Ele assumiu a função em fevereiro deste ano e permanece como integrante da comissão até 2024.
O coordenador da ESAMC afirma que a nomeação é "honrosa e edificante". De acordo com ele, a experiência na ESAMC vai contribuir para a avaliação dos futuros profissionais, assim como o trabalho na Comissão vai permitir avaliar de perto a formação dos estudantes formados em Direito. Na entrevista abaixo, Santana conta mais sobre a nova função e seu trabalho na universidade.
 
Qual a importância de participar da Comissão Permanente de Estágio e Exame de Ordem?
Edison Santana - Servir em qualquer Comissão da OAB significa trabalhar voluntariamente em prol do aprimoramento da classe. Essa Comissão, em especial, atua no apoio, suporte e auxílio à FGV, na aplicação e fiscalização desse exame, que tem caráter obrigatório de habilitação aos futuros(as) advogados(das) em ingressar na profissão, que é normalmente a porta de entrada no mercado de trabalho, inclusive para os concursos.
 
Quais serão suas atribuições nessa função? Como será sua atuação na prática?
Edison Santana - Em geral os(as) advogados(das) convidados(das) para integrar as Comissões da OAB são profissionais reconhecidos(das) pela suas atuações profissionais. No meu caso em particular, além da advocacia, que também exerci na esfera pública, já são muitos anos na docência jurídica, com algumas obras publicadas e, em especial, a coordenação de um festejado e importante curso de Direito na Baixada Santista, o curso da ESAMC.
 
Em que essa nomeação acrescenta conhecimento pessoal e aprimoramento profissional?
Edison Santana - Atuar conjuntamente com diversos advogados(das) de todo o Estado de São Paulo, além de honroso, é edificante na troca de experiências regionais de cada Subsecção que estão espalhadas pela nossa região.
 
Que experiências o senhor poderá levar da Comissão para a ESAMC e da ESAMC para a Comissão?
Edison Santana - A docência e a coordenação no curso de Direito auxiliam diretamente a minha atuação na Comissão e vice-versa, pois são atividades completamente convergentes, conhecendo ambas as situações, a do estudante aprendiz enquanto cursa a sua graduação e, depois, provando os seus conhecimentos adquiridos nesse exame.
 
Quanto tempo o senhor permanecerá no cargo? Como vai conciliar as duas funções?
Edison Santana - O mandato na Comissão é bienal, vai até 2024. Como o trabalho é voluntário, nossas atuações se dão em horários livres previamente agendados, principalmente aos domingos, em que são aplicados os exames.
 
Como o senhor atua para que o curso de Direito da ESAMC esteja atualizado e de acordo com as rápidas mudanças sociais?
 
Edison Santana - Uma das principais missões no nosso Curso de Direito da Esamc é, além de formar, preparar os(as) nossos(as) alunos(as) para a aprovação nesse exame, que, como disse, é a principal porta de entrada para o mercado de trabalho jurídico, logo, são inúmeros eventos realizados para  a permanente atualização dos nossos(as) alunos(as), que vão desde a modernização dos nossos equipamentos, como laboratórios jurídicos, acervo bibliotecário, cursos, palestras, até mesmo simulados preparatórios do exame.
 
 
Quais os maiores desafios do Direito hoje em dia e que informações o senhor daria para quem quer iniciar os estudos para se tornar advogado?
Edison Santana - Tornar-se advogado(a) hoje requer muita dedicação, especialmente em leitura, não somente jurídica, mas também  conhecimentos gerais, estar conectado com o que está acontecendo no Brasil e no mundo, além, é claro, de saber se colocar perante o mercado de trabalho com posturas de cultura e educação. Nesse sentido, a ESAMC possui inúmeros cursos de pós-graduação em MBA que auxiliam diretamente os nossos egressos.
 
Sobre Edison Santana
Possui Graduação em Direito  Mestrado em Educação) e MBA em Logística Nacional e Internacional pela ESAMC Santos (2017). Atualmente é advogado, instrutor e professor, coordenador acadêmico do curso de Direito, além de professor da Graduação e da Pós-Graduação em MBA ESAMC Santos. Foi procurador-Seccional (Chefe) da Fazenda Nacional (PGFN) em Osasco e secretário dos Assuntos Jurídicos da Prefeitura de São Vicente. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário, atuando principalmente nos temas advocacia, coordenação universitária, direito tributário, educação jurídica, direito processual tributário e débitos tributários. Integrante da Comissão Permanente de Estágio e Exame de Ordem da OAB/SP.