Carregando...

Economia Criativa - Semana Interdisciplinar na Esamc Santos

Economia Criativa - Semana Interdisciplinar na Esamc Santos
Economia Criativa é o tema da Semana Interdisciplinar na Esamc Santos
Evento online ocorre entre os dias 15 e 18 de setembro aberto ao público. Inscrições gratuitas estão abertas no site da instituição
 
A Esamc Santos promove entre os dias 15 e 18 de setembro, sempre às 20 horas, a Semana Interdisciplinar com o tema ‘Economia Criativa’. O evento será 100% online, gratuito e aberto ao público e está com inscrições abertas pelo site  www.esamc.br - selecionar a unidade de Santos em eventos. Após a inscrição, o participante receberá um link de confirmação e, posteriormente, o link para ingressar na sala virtual.
Com uma programação variada, o destaque fica para a apresentação do aplicativo ‘Zona Criativa’, projeto vencedor durante a última edição da Maratona Esamc, evento realizado em parceria com a Prefeitura de Santos e que também usou como temática central a Economia Criativa, com os participantes desenvolvendo soluções, em um curto espaço de tempo, em prol de uma situação especifica.
O grupo vencedor contou com a participação dos alunos Arthur Peralta, Bárbara Augusto, Brenda dos Santos, Eduarda Cavalcante, Leticia Luz, Mariana Vicário e Matheus Tabajara que apresentaram uma proposta de criação de um aplicativo para uso pela prefeitura local, com o objetivo de coletar dados para serem tratados e interpretados a respeito dos empreendedores criativos do munícipio.
Para Arthur Peralta, o aplicativo tem sua importância visto que no mercado as empresas estão cada vez mais trabalhando com dados. “Se a Prefeitura não tiver conhecimento de quem são os empreendedores criativos do município, não conseguirá planejar estratégias que ajudem estes empreendedores a se desenvolverem a economia criativa na região. Assim, o nosso aplicativo pode servir como uma via de mão dupla, já que a prefeitura teria os dados necessários para análises exploratórias e preditivas destes empreendedores, enquanto os empreendedores teriam uma plataforma de auxílio para divulgação de sua marca", explica Peralta.
O novo aplicativo reúne uma nova metodologia chamada de ‘Data Driven’ que serve para armazenar dados dos empreendedores criativos da cidade, proporcionando a possibilidade de a prefeitura criar ações estratégicas visando a potencialização e pulverização dos serviços produzidos pelos players locais.
Para o professor Ricardo Cândido, o aplicativo apresentado pelos alunos trouxe benefícios que transcende a barreira acadêmica e alcança a esfera pública. “O projeto tem implicações em dois grandes campos, no acadêmico, onde permitiu que os estudantes identificassem necessidades e desenvolvessem soluções, mobilizando competências importantes para o mercado de trabalho, e no prático, soluciona uma demanda das prefeituras, de modo geral, em obter dados do quanto a Economia Criativa impacta na economia”, exalta o docente.
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail eventos.santos@esamc.br.
 
Semana Interdisciplinar na Esamc Santos
Quando: 15 e 18 de setembro
Horário: 20 horas
Inscrição: gratuita pelo site  www.esamc.br

Programação:

Terça-feira (dia 15)
Economia Criativa na Sociedade – jornalista Juliana Campos Lopes

Quarta-feira (dia 16)
Aspectos Sociais da Economia Criativa – professor Marcelo Chagas

Quinta-feira (dia 17)
Criatividade e Inovação na Economia Criativa – professor Allan Degaspari

Sexta-feira (dia 18)
Apresentação dos Indicadores da Economia Criativa na Cidade de Santos – professor Ricardo Cândido
Apresentação do Aplicativo Zona Criativa – grupo vencedor da Maratona Esamc
 
Sobre a Esamc Santos
A Esamc está entre as melhores instituições de Ensino Superior do Brasil, sendo reconhecida como um centro de excelência nacional. A faculdade, antes conhecida como Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação, há alguns anos adotou a sigla como nome oficial. Assim, a unidade santista, inaugurada em 2003, é chamada ESAMC Santos.