Carregando...

O impacto que os exercícios práticos e a ambientalização com atividades externas auxiliam na aprendizagem prática do alunos.

O impacto que os exercícios práticos e a ambientalização com atividades externas auxiliam na aprendizagem prática do alunos.
O impacto que os exercícios práticos e a ambientalização com atividades externas auxiliam na aprendizagem prática do alunos.

Esse semestre as turmas dos cursos da faculdade ESAMC santos tiveram bastante contato com atividades externas e práticas, algo muito beneficiante já que passamos longos períodos isolados devido a pandemia. O impacto dessas atrações são enormes para toda comunidade acadêmica, principalmente aos discentes e docentes. 

Tivemos participações de alunos em jogos universitários, visita monitorada com professor para Museus e Exposições, realização de exposição de atividades praticas feita por alunos, semanas acadêmicas, projetos de interface social.

Proporcionar essas experiencias aos alunos é de grande impacto e esse foi um grande papel que o  Professor Dawerson da Paixão Ramos, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da ESAMC Santos , realizou nesse semestre acadêmico.
Sendo um dos professores que contribuiram com um desses exercicios, ele junto com a turma de Arquitetura realizaram uma visita tecnica para 3 Patrimônios Históricos Tombados em São Paulo, construídos no início do século XX. 

Patrimonios esses, aos quais, foram estudados nas disciplinas de "Conforto Ambiental - Térmico, Sonoro e Luminoso"; "Técnicas Retrospectivas" e; "História da Arte, da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo". Os edifícios visitados foram:
- Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), ao qual, aproveitamos para apreciarmos a exposição "A Tensão de Leandro Erlich".

- Estação Júlio Prestes, à qual, visitamos a Sala São Paulo (que está entre as 10 melhores salas de concertos do mundo, em relação a acústica).

- Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão).

Quando questionado sobre o porque que as atividades práticas e também o contato com externo são importantes para vida do aluno e auxiliam na aprendizagem prática do aluno, o mesmo comentou o seguinte: 

"Como parte importante à formação profissional do acadêmico, a visita técnica ou o contato extraclasse, faz-se necessário, para associação do aprendizado em sala de aula, com a vivência, quanto a assimilação da teoria e prática, a interação com outros profissionais, colegas e professores, na sinergia deste aprendizado."

Ainda complementou dizendo "Não basta ter a explicação em sala de aula, mostrando cálculos, desenhos, vídeos, imagens, pois tão importante quanto, é: o tocar, o sentir, o perceber, o dimensionar, o discutir, o assimilar e o evoluir, quanto ao futuro profissional e sua percepção espacial, técnica e produtiva."

Segue algumas imagens do passeio.