Carregando...

Professor de Direito Tributário dá aula sobre imposto enquanto prepara hambúrguer

Professor de Direito Tributário dá aula sobre imposto enquanto prepara hambúrguer

Professor de Direito Tributário dá aula sobre imposto enquanto prepara hambúrguer

Ministrada no dia 29 de setembro, a aula foi aberta a todos os interessados, e pode ser assistida no perfil de Robson Amador na rede social Instagram @profrobsonamador

Você acha chato falar sobre impostos, considera esse assunto difícil, árido? É porque ainda não assistiu a uma aula do professor de Direito Tributário Robson Amador, que no último dia 29 ministrou uma aula inovadora aos alunos de Direito da Esamc Santos: o tema foi IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), em vez de falar de maneira abstrata sobre o assunto, Robson preferiu trazer os alunos para “dentro” de sua cozinha, numa aula online, utilizando produtos sobre os quais incorre o IPI, enquanto preparava um delicioso hambúrguer caseiro.
“Qualquer produto que você tira do estado natural e dá a ele outra característica traz o significado de transformação, ou seja, isso significa industrialização”, diz o professor, em determinado momento da aula, enquanto fala do ovo e da maionese e começa a identificar os produtos nos quais incide IPI, como a embalagem dos pães, os itens que compõem os molhos. “Para um produto ser considerado industrializado, a lei fala em cinco requisitos, que são a transformação, beneficiamento, montagem, recondicionamento e acondicionamento”, explica.

Robson conta que essa ideia nasceu no seu coração, durante o primeiro semestre da pandemia: “Começamos com as aulas online entre março e abril de 2020, mas quando chegou em maio, fiquei meio injuriado de ficar muito sentado, pois gosto de estar na sala de aula me movimentar e estar próximo dos alunos. Então, numa tarde, com um desânimo tremendo de dar aula daquela forma, decidi inovar”, conta.

O professor reconhece que seus 12 anos de docência o levam a identificar a realidade e necessidade de seus alunos, por isso, resolveu falar de IPI de maneira leve: “Minha disciplina é muito técnica, sobre um tema espinhoso que é imposto, meus alunos precisam enxergar o que pagam de tributo e o IPI é um imposto que incide em basicamente tudo o que a gente consome em termos de alimento e indústria de cozinha, e eu gosto muito de cozinha, isso vem da minha mãe, fiz curso de barista, churrasqueiro, hamburgueiro, tenho uma cozinha aqui na minha casa, colada à minha churrasqueira, que é o meu playground”.

Link para a aula IPI com Robshow: https://www.instagram.com/tv/CUbLRQwA0E3/?utm_source=ig_web_copy_link