Carregando...

Tradicional Semana Jurídica da ESAMC Santos reúne expoentes do Direito

Tradicional Semana Jurídica da ESAMC Santos reúne expoentes do Direito
Tradicional Semana Jurídica da ESAMC Santos reúne expoentes do Direito
 
Serão cinco dias de programação sobre o mundo dos juristas
 e das novas doutrinas desenvolvidas
 
A tradicional Semana Jurídica da ESAMC Santos reúne expoentes do Direito e da Medicina Psiquiátrica entre os dias 22 e 26 de agosto, às 20h, no teatro da faculdade. O evento é aberto aos alunos e a toda a comunidade, com palestras presenciais. Serão cinco dias de programação sobre o mundo dos juristas e das novas doutrinas desenvolvidas no curso de Direito. Os cinco conferencistas são especialistas nas respectivas áreas.
 
O evento é um dos mais prestigiados da universidade. “É quando a Esamc abre o seu espaço a toda a comunidade jurídica, compartilhando os seus saberes”, afirma o coordenador do curso de Direito da ESAMC Santos, Edison Santana.  
 
Os convidados são o doutrinador de Direito Civil Flávio Tartuce; o Doutrinador do Direito Tributário, Eduardo Jardim; o desembargador provincial de La Pampa, Argentina, Guillermo Salas; o desembargador aposentado do 4º Tribunal Regional Federal, Vladimir Passos de Freitas; e o médico psiquiatra Miguel Ximenes.
 
Segundo Santana, os temas da Semana são de alta relevância jurídica e muito contribuirão para a formação extracurricular dos alunos da universidade. Ele lembra que o evento acontece desde 2014, quando assumiu a Coordenação Acadêmica do Curso de Direito. “Instituí essa tradição sempre na última semana de agosto, tornando-se um costume na ESAMC”, comenta. Ele explica que a Semana Jurídica contribui não apenas para a formação acadêmica, mas também para a prática dos estudantes, que podem aprimorar seus conhecimentos com grandes nomes do Direito.  
 
O conferencista Vladimir Passos de Freitas aponta que o evento é muito importante porque dá aos alunos informações que normalmente não estão no currículo da faculdade e enriquece o conhecimento sobre temas essenciais ao sucesso profissional.
 
“A Semana contribui ao dar aos alunos informações claras como o Direito é aplicado na rotina forense e dos escritórios de advocacia, quais as áreas do Direito em ascensão, o que estudante deve fazer para aproveitar ao máximo a oportunidade de estudar Direito em uma boa faculdade, como ele deve preparar-se para tornar os seus sonhos realidade e como reagir diante dos obstáculos que a vida impõe a todos”, diz Freitas.
 
De acordo com o conferencista Eduardo Marcial Ferreira Jardim, a Semana Jurídica permite o aprimoramento da formação profissional dos estudantes pelo proveito imediato das palestras e conferências, e também pelo estímulo na busca de novos conhecimentos, que vão além dos umbrais da universidade.
 
“O honroso convite para participar da Semana Jurídica da ESAMC representa mais um marco importante em minha carreira acadêmica, acalentando que a Faculdade de Direito obtenha o costumeiro sucesso em mais uma edição desse tradicional evento”, afirma Jardim. Ele comenta que as conferências contribuem para o ensino e a prática do Direito, na medida em que abrem espaço para a reflexão e o repensar da Ciência do Direito e do Direito Positivo, englobando o teórico e o normativo.
 
Jardim orienta os futuros profissionais a viver o Direito a maior parte do tempo, desde dedicar-se ao curso com seriedade, até a participação em Congressos de Direito e Semanas Jurídicas, além de trabalhar com o Direito e estudar sempre. “Como tudo na vida, o ideal é fazer do Direito a sua segunda natureza, daí tudo se torna mais fácil e o profissional se torna mais qualificado. Não se pode olvidar que é importante também ter os olhos voltados para a cultura de um modo geral”, afirma.
 
Programação

Semana Jurídica ESAMC Santos

De 22 a 26 de agosto de 2022
Horário – 20h
Conferências presenciais no Teatro da ESAMC Santos – Rua Dr. Egydio Martins, 181, 3° andar, Ponta da Praia

Dia 22 – Transmissão direto do TEATRO
Flávio Tartuce,  doutrinador de Direito Civil
Tema – "Desafios Atuais do Direito Privado Brasileiro"

Dia 23 – Transmissão direto do TEATRO
Eduardo Jardim, doutrinador de Direito Tributário
Tema – "Reflexões Críticas Sobre Decisões Judiciais"

Dia 24 – Transmissão direto do TEATRO
Guillermo Salas, desembargador provincial de La Pampa, Argentina
Tema – "Processos de Cooperação e Integração Econômica, Exemplos e Implicações Jurídicas" 

Dia 25 – Presencial
Vladimir Passos de Freitas, desembargador aposentado do 4º Tribunal Regional Federal
Tema – "Preparando o Futuro a Partir do Curso de Direito"

Dia 26 – Presencial
Miguel Ximenes, médico psiquiatra 
Tema – "Prevenção e Pósvenção ao Suicídio"
 
Sobre Vladimir Passos de Freitas
Brasileiro, nascido em 4 de maio de 1945, em São Paulo, desembargador federal aposentado, ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (RS), professor doutor de Direito Ambiental do mestrado e doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, consultor em Direito Ambiental, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário (IBRAJUS) e vice-presidente para a América do Sul da International Association for Courts Administration – IACA, com sede em Louisville, Kentucky, Estados Unidos da América, desde 2010.
 
Sobre Eduardo Jardim
Mestre e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professor e professor emérito na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas, Cadeira nº 62. Membro Fundador do Instituto Brasileiro de Estudos de Direito Administrativo, Financeiro e Tributário/ IBEDAFT. Sócio de Eduardo Jardim e Advogados Associados. Autor de obras jurídicas nas Editoras Noeses, Saraiva e Mackenzie.
 
Sobre Flavio Tartuce
Nasceu em Passos, Minas Gerais, em 19 de março de 1976. Em 1994 ingressou na Faculdade de Direito da USP, onde se bacharelou em 1998. Pós-graduado e mestre pela PUC/SP. Doutor pela USP. Atua como professor, autor de obras jurídicas, parecerista, consultor jurídico, advogado e árbitro. É coordenador e professor permanente do programa de mestrado da Escola Paulista de Direito (PPGD-EPD).  Atua como professor convidado em cursos de pós-graduação lato sensu pelo País e participa como palestrante convidado em diversos eventos em todo o País e no exterior.
 
Sobre Miguel Ximenes
Possui graduação em Medicina pela Faculdade Ciências Médicas Santos - Fundação Lusíada (1982), Residencia Médica em Psiquiatria 1983/1985, Titulado em Psiquiatria pela ABP – Assoc. Brasileira de Psiquiatria e pela AMB – Assoc. Médica Brasileira , RQE 39286. Especialização em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1985) RQE 39594. Especialização em Administração Hospitalar pelo União Social Camiliana (1990). Mestrado pelo CREMESP/DPME/Medicina legal USP  em Perícia Médica Administrativa / Area de Psiquiatria (2007).  Titular de cargo efetivo do Hospital Guilherme Álvaro e Diretor Técnico de Serviço de Saúde - SEESMT da Hospital Guilherme Álvaro (1985-2019). Atualmente exerce Psiquiatria Clinica e Ocupacional em consultório e Médico Perito Credenciado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em Pericias Psiquiatricas em funcionários do TJ.
.
 
Sobre Guillermo Salas
Acadêmico experiente em Direito Comercial com um histórico comprovado de trabalho como advogado sênior corporativo, e atualmente no Judiciário de La Pampa, Argentina. Hábil em organizações sem fins lucrativos, negociação, oratória, relações internacionais e inglês. Forte profissional jurídico com Mestrado focado em Diplomacia, concentração em Comércio Internacional pela Norwich University, EUA.