Aluno de Direito da Esamc vence Olimpíada de Argumentação Jurídica entre faculdades da Baixada Santista
Santos - 05/09/2017

O estudante do 9º semestre de Direito da Esamc Santos, Rafael Almeida, de 23 anos, foi o vencedor da Olimpíada de Argumentação Jurídica 2017, promovida pelo Diretório Acadêmico da Universidade Católica de Santos (Unisantos). A competição, que teve sua primeira fase realizada em 11 de agosto, a segunda, no dia 18, e a final, em 26 de agosto, recebeu seis candidatos que representaram as seis instituições de ensino do Direito na Baixada Santista.

Na primeira e segunda etapa, os futuros advogados tiveram 15 minutos, cada um, para falar sobre Direito Privado, no âmbito Civil, e Direito Público e atuação dos defensores, nessa ordem. Primeiro classificado para a final, Rafael dividiu a missão com outros dois alunos, um da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e outro da Unisantos.

Na fase decisiva, foi escolhido por unanimidade ao falar por 20 minutos sobre Direito Processual Penal, em que foi discutida a possibilidade do delegado de polícia reconhecer a legítima defesa quando há prisão em flagrante. A banca foi composta por dois advogados/professores e por um representante da OAB Santos.

O professor da Esamc Marcelo Marcochi foi responsável pela orientação do aluno vencedor. "Orientar o Rafael é, como diz o ditado popular, "Chover no molhado", porque embora ele ainda não tenha concluído a graduação, ele é o ideal de aluno. Necessita de pouco alinhamento e isso se dá graças à dedicação dele e ao método pedagógico da Esamc", analisa.

Para se sair bem Olimpíada de Argumentação, o Rafael mudou por completo sua rotina e começou a estudar oratória dois meses antes da competição. "Grudei nos livros e foquei na questão do convencimento, na postura, na espontaineidade e nas técnicas para falar em público. A gente já tinha certa proximidade com os temas, então a preocupação era em como abordar esses temas. Treinei muito em frente ao espelho e fiz apresentações para minha família, para minha namorada e para os amigos", revela a técnica.

Como prêmio, o estudante ganhou uma viagem para o VI Congresso Brasileiro de Direito Constitucional, que será realizado nos dias 19, 20 e 21 de outubro em Natal, no Rio Grande do Norte.

Essa não é a primeira vez que o esforço de Rafael gera resultados satisfatórios. O estudante passou em primeiro lugar no concurso para estágio do Ministério Público Federal e conquistou o terceiro lugar também no concurso para estágio da Defensoria do Estado de São Paulo.

       

1/0