COMUNICADO IMPORTANTE - ENADE PARA OS CURSOS DE ENGENHARIA
Santos - 11/09/2017

ENADE 2017

AVISO IMPORTANTE AOS ALUNOS DE ENGENHARIA 

 

Abaixo algumas informações sobre o Enade e a lista de alunos concluintes habilitados ao ENADE 2017.

Responsabilidades do aluno habilitado ao Enade 2017 (concluintes)

É de responsabilidade da IES (Instituição de Ensino Superior), nos termos da legislação vigente, a inscrição de todo estudante habilitado ao Enade 2017. A partir de 2017, de acordo com o EDITAL Nº 26, DE 16 DE JUNHO DE 2017 - EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE 2017 publicado no D.O.U. de 19/06/2017 (em anexo), o estudante deve realizar seu próprio cadastro através do site http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index. O cadastro deve ser preenchido pelo estudante entre os dias 14 de agosto e 26 de novembro de 2017.

O cadastro deve feito pelo Sistema Enade até as 23h59 (Horário Oficial de Brasília) do dia 26 de novembro, data de aplicação do Exame. Para realizar o cadastro os participantes devem informar:

·         Número do CPF;

·         Número de telefone e um endereço de e-mail válidos;

·         Solicitar, caso necessário, atendimento especializado ou específico (até 3 de setembro);

·         O participante que cursar mais de uma graduação deve escolher o curso em que prefere realizar a prova.

É nesse cadastro que o participante receberá a senha com a qual fará todo o acompanhamento de sua inscrição, a consulta do seu local de prova, o acesso ao Questionário do Estudante e a conferência de seu resultado individual. O e-mail e telefone cadastrados também serão utilizados pelo Inep para o envio de informações referentes ao exame.



O que é o Enade e qual é o seu objetivo?

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ele tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

O Exame Nacional Desempenho de Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame os estudantes dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes dos cursos avaliados na edição, bem como estudantes irregulares. No histórico escolar do Estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação à obrigação de participação do Enade.

 

Quais serão os cursos avaliados no Enade 2017 e oferecidos pela ESAMC Santos

Em 2017, o Exame vai avaliar aos estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de:

·         Engenharia Ambiental

·         Engenharia Civil

·         Engenharia de Computação

·         Engenharia de Produção

·         Engenharia Elétrica

·         Engenharia Mecânica

·         Engenharia Química



Quem está dispensado do Enade 2017 inclusive do processo de inscrição?

Estão dispensados da inscrição no Enade 2017, os estudantes:

·         Matriculados em cursos não avaliados no Enade 2017;

·         Com colação de grau anterior ao dia 31 de agosto de 2017;

·         Oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data de realização do Enade 2017. Importante: as atividades serão consideradas apenas se ofertadas por instituição conveniada com aquela em que o estudante está matriculado no Brasil (IES de origem).

 

 Quem está dispensado da participação na prova a ser aplicada em 26 de novembro de 2017?

·         Ingressantes no ano de 2017 de cursos avaliados pelo Enade 2017;

·         Estudantes habilitados no Enade de anos anteriores que, por qualquer razão, permaneceram em situação irregular e não foram beneficiados por dispensa oficial concedida pelo MEC.



Quem DEVERÁ fazer a prova do Enade 2017?

  1. Alunos que tenham expectativa de conclusão do curso a ser avaliado pelo Enade 2017 até junho de 2017;
  2. Contem um percentual superior a 80% (oitenta por cento) de cumprimento da carga horária total do curso a ser avaliado pelo Enade 2017;

                

RESPONSABILIDADES DO ESTUDANTE DO ENADE 2017


·       Realizar o cadastro no Sistema ENADE;

·       Preenchimento do Questionário do Estudante no Sistema ENADE;

·       Verificação do local da prova no Sistema ENADE.


Cabe aos estudantes habilitados à inscrição no Enade 2017 acompanhar os diferentes momentos de inscrição no exame, bem como conhecer as exigências para sua adequada participação. Assumir sua responsabilidade neste processo, bem como realizar o exame de forma comprometida com um bom desempenho, é fundamental, tendo em vista garantir que os resultados do Enade sejam representativos dos processos de formação ofertados no país.

O quadro a seguir indica as principais atribuições dos estudantes, desde o período de inscrições até a divulgação dos resultados.

 

Ação

Responsável

Período

Cadastro dos Estudantes Concluintes Regulares

Estudante

14 de agosto a 26 de novembro

Preenchimento do Questionário do Estudante

Estudante

04 de setembro a 26 de novembro

Período de solicitação de atendimento por nome social

Estudante

11 de setembro a 15 de setembro

Divulgação dos Locais de Prova

Inep

13 de novembro



Realização da prova

Os estudantes deverão conhecer antecipadamente o seu local de prova e estimar o tempo necessário ao percurso desde sua residência, observando a data e o horário estabelecido do dia 26 de novembro de 2017. Destaca-se a importância de chegar com antecedência ao local de prova definido no ‘Cartão de Informação do Estudante’, para localizar a sala e cumprir outras formalidades. Eles deverão estar munidos de documento oficial de identificação com fotografia. A prova terá início às 13h30min, segundo o horário oficial de Brasília, não sendo permitida a entrada no local após às 13 horas. A participação no Enade 2017 será atestada por meio da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova.

A aplicação do Enade 2017, em todas as Unidades da Federação, obedecerá ao seguinte cronograma, conforme horário oficial de Brasília-DF:

Aplicação do Exame: 26 de novembro de 2017
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início da prova: 13h30min


Permanência mínima de uma hora no local de prova

De acordo com a Portaria Normativa nº 03/2015, o estudante que deixar o local de prova antes de 1 (uma) hora do seu início responderá pelas mesmas consequências daquele que não compareceu ao exame. Ou seja, será considerado “ausente” e ficará em situação irregular junto ao Enade 2017.

A lista de presença será disponibilizada aos estudantes somente após 1 (uma) hora do início da prova e, portanto, não haverá a possibilidade de assinar a lista antes deste intervalo de tempo.


Questionário do Estudante, Cartão de Informação do Estudante e Local da Prova

Preenchimento do Questionário do Estudante 

Além do cadastro, novidade da edição, continua sendo obrigatório para o participante responder ao Questionário do Estudante, um dos quesitos, juntamente com a realização da prova, para obtenção de regularidade no Enade. O preenchimento do documento será entre 28 de agosto até 26 de novembro de 2017. Diferentemente do que ocorria em edições anteriores do Enade, não será possível responder ao questionário depois da aplicação do Exame.

Acesso e atenção aos dados do Cartão de Informação do Estudante

O acesso ao Cartão de Informação do Estudante é assegurado por força do disposto no Parágrafo 1º do artigo 33-K da Portaria Normativa nº 40/2007, em sua atual redação. A impressão do Cartão de Informação do Estudante não é requisito imprescindível à participação na prova, porém o estudante deve comparecer no local, dia e horário especificados no referido cartão, munido de documento oficial de identificação (com fotografia).

Não será admitido acesso à prova em local e horário diferentes daqueles indicados no Cartão de Informação do Estudante (horário oficial de Brasília), tampouco será admitida identificação por meio de cópia, ainda que autenticada, do documento de identificação do estudante.

Local da Prova

O local de realização da prova estará disponível no sistema: http://enade.inep.gov.br no dia 13 de novembro de 2017, sendo de responsabilidade do Estudante sua verificação.

O Enade é obrigatório?

Sim, porque de acordo com a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, Art. 5º, § 5º: o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento. 

 

Alunos concluintes inscritos no Enade 2017 que DEVEM fazer a prova em 26 de novembro de 2017.

 

·        ENGENHARIA CIVIL

 

NOME:

ALESSANDRO RICARDO SANCHES

ALYSSON MURILLO GUIMARAES

ANDERSON MACIEL RODRIGUES PEREIRA

ARIANA DE ANDRADE SARGENTO PAULINO

BIANCA FAGNANE GUERISE

CAROLINA DOMENICA BARRETO RUOTOLO

CAROLINA LISBOA CORREIA DOS SANTOS

CLAUDIO LIMA DA ROCHA

CRISTIANO FRANCISCO ALMEIDA SANTOS

DEBORA SILVA DE FARIAS

DIEGO MARQUES LEOPOLDINO

DIEGO SALES DE OLIVEIRA

DOMINGOS THIMOTHY TRINGALI

EDICARLOS OLIVEIRA DO CARMO

EDSON DA SILVA GONCALVES

EDUARDO LUIZ DO NASCIMENTO ETINGER

ERALDO TAVARES DA SILVA JUNIOR

FABIANO BRAGA COSTA DOS SANTOS

FABRICIA GRAZIELE RIBEIRO

FERNANDO DA SILVA OLIVEIRA

FERNANDO DE ANDRADE MARTINS

FLAVIA DOS SANTOS PASQUARELLI

FLAVIO TAVARES DOS PASSOS

GUILHERME BORGES PUSTIGLIONE

GUSTAVO RODRIGO DO NASCIMENTO

INGRID FERREIRA DOMENEGUETTI

JESSICA DA SILVA CASTRO

JESSIKA SOARES DA SILVA

JOAO GABRIEL DE AZEVEDO BARBOSA

JONATHAN LEONCIO DA SILVA

JOSE LUIZ DE OLIVEIRA LIMA

JULIANA LINO DA SILVA

JULIANA MARTINS DOS SANTOS CRUZ

LEANDRO FERMINO ARAUJO DOS SANTOS

LEONARDO BRUNO JENSEN PINTO FERRETI

LIZ CRISTINA PINHEIRO DE SOUSA

LUIS CARLOS DA SILVA BATISTA

MARCELO ELY DOS SANTOS

MARCOS ROBERTO NUNES DE OLIVEIRA

MARIO FLAVIO MATOS DA SILVA

MARJORY DA SILVA LESSA

MOISES SILVA DE ALMEIDA

NAIARA SANTIAGO WAZEN

NICHOLAS BARRETO OLIVEIRA SANTOS

OSVALDO DE ARAUJO SANTOS JUNIOR

PATRICIA FLAVIA MARCONDES

RAFAEL EDUARDO SIMIAO DA SILVA

RAYSSA ODZIOBA DE QUEIROZ PEREIRA

RENATO FRANCA BARROS

RODRIGO ALVES

RODRIGO ARAMIS MICHEL

SARA EVILEM PAIM LUIZ

THAIS MENDES SILVA

TICIANE FEITOSA MACHADO

VALDIR PONCIANO DE ARAUJO

VALMIR DA ROCHA

WAGNER FELIX

WAGNER SOARES DOS SANTOS SILVA

WELLINGTON NUNES SILVA

WESLEY DA COSTA NETTO

 


·        ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

 

NOME:

BRANNDON SOUZA DE ARRUDA

CARLOS MIGUEL CAMPOS DOS SANTOS

FABRICIO SOUSA DE OLIVEIRA

FELIPE GIBERTONI SANTIAGO

FELIPE MAIORQUINO SILVA

GELVANE NASCIMENTO SILVA

LEONARDO DOS SANTOS FERREIRA

MATHEUS JORGE BATISTA

MATHEUS TURNES SOARES

MAURO OLIVEIRA CONCEICAO NETO

NADIA ALI KHALED

PAULO SERGIO GOMES MELGACO FILHO

RENAN AQUINO FARIAS

ROBERTO PEREIRA DE VITA JUNIOR

TARCISIO JOSE DUARTE MIRANDA

THAYNARA APARECIDA DE MORAIS SANTOS

THIAGO LA PASTINA DOS REIS

THOMAS AUGUSTO ARAUJO DOCONSKI

VIRGINIA FIGUEIRA LEMES DA SILVA

VITOR LUIZ CRISOSTOMO DA SILVA SANTANA

 

 

·        ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

 

NOME:

ALEXANDRE BAPTISTA MARTINS PEREIRA

ALEXSANDRO DE OLIVEIRA ANGELINO

AMANDA FERRO DA COSTA

ANA BEATRIZ SPINELLI RICCI CINANENA

ANNE CAROLINE FOGACA DA SILVA

ANTONIO RICARDO DOS SANTOS FRANCISCO

BRUNA DOS SANTOS FRANCISCO

BRUNO HIPOLITO LOUREIRO

BRUNO SANTOS DA SILVA

CAMILA OLIVEIRA DA SILVA

CAROLINA LYRA RIVEIRO

CRISTIANE UMBELINO ALVES

DANIEL DA SILVA FERREIRA

DANIELLE NOGUEIRA DE SOUZA

FELLIPE SALES DE SOUZA

FERNANDO SANTOS CORREIA

FLAVIO MATOS GONCALVES

IRIS MACHADO DIAS

JOAO CLAUDIO DE OLIVEIRA

JOSE ROBERTO DA SILVA

JULIANA CARDOSO DE SOUSA

JULIANA GONCALVES RODAS

JULIANA RODRIGUES PIMENTA DE CASTRO

JULIANO LAURIANO

KAMILA SARTO SANTOS

KLEIDY LIMA DE ALMEIDA FALCAO

LUCAS DA SILVA NASCIMENTO

LUIZ CARLOS DA SILVA FILHO

MANOEL DOS REIS LEAL NETO

MARCELO BARONE BORGES

MONIQUE MARIA DA SILVA

PATRICIA RIBEIRO DE MELLO

PAULO BENEDITO GRIECCO NETO

RAFAEL CORA BONTEMPO

RAFAELA HELENA FAJARDO

REINALDO DOS SANTOS PEDROSO

ROBERTO DE LIMA SILVA

ROBSON DE ASSIS TIBURCIO

SERGIO BORGES BRASIL

SUELLEN DOMINGOS DE SOUZA

THAIS JACOBINA BESSA

THAIS LEUTZ DE ABREU SILVA

THAISA DOS SANTOS BARBOSA

THEREZA CRISTINA ESPARRACHIARI DIAS

TIAGO HENRIQUE PEREIRA SANTOS

VINICIUS CARLOS MOURA DOS SANTOS

VITOR HUGO DE SOUZA

WAGNER DE MELO LEAL

WENDELL WILLIAMS DIAS

WILLMAN ZORZENON

 

1/0