Desarmamento é tema central de Semana de Direito da Esamc
Santos - 26/04/2018

A Esamc Santos promove nos dias 26 e 27 de abril, às 20 horas, no seu teatro, a Semana Interdisciplinar de Direito, cujo tema central é desarmamento. O evento é gratuito e aberto ao público, mas é necessário fazer inscrição pelo site www.esamc.br.

No dia 26, o delegado de Polícia do 1º Distrito de Guarujá, Wagner Camargo Gouveia, tratará do tema 'Desarmamento'. Já no dia 27 de abril, o delegado de Polícia Corregedor Assistente de Santos, Marcelo Franco Gomes, falará sobre 'Acusação ao Estatuto do Desarmamento'.

"Trata-se de uma questão fundamental hoje em dia envolvendo a segurança pública. Ultimamente é um tema fomentado mundo afora, com a aberta defesa do presidente norte-americano Donald Trump, que propaga de forma pública que até professores deveriam lecionar armados para exercerem a legítima defesa dos alunos atacados nas escolas de lá", explica o coordenador do curso de Direito da Esamc, Edison Santana.

 

Diferentes visões

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado propôs em dezembro de 2017 ao Poder Executivo acabar com o Estatuto do Desarmamento. Todos os anos os senadores escolhem uma política pública para avaliar e propor melhorias.

O documento redigido pelo senador Wilder Morais (PP-GO) argumenta que desarmar a população não resultou na redução de mortes e nem da violência e que é preciso devolver aos "homens e mulheres de bem o direito de defesa".

Os que são contra à liberação de armas argumentam que armar os cidadãos aumentaria ainda mais os casos de violência, já que estes não têm a preparação necessária para manusear arma de fogo e nem dão a garantia de que não atentarão à vida de outros por motivos banais.

A Esamc Santos está localizada na rua Egídio Martins, 181, Ponta da Praia Santos. Mais informações através do e-mail santos@esamc.br ou pelo telefone (13) 3269-5759.

 

*Programação sujeita a alteração

1/0