Esamc promove Semana Interdisciplinar sobre Empreendedorismo Social entre 20 e 24 de março
Santos - 20/03/2017

A Esamc Santos promove nos dias 20, 21, 23 e 24 de março a Semana Interdisciplinar sobre Empreendedorismo Social. As palestras abertas ao público serão realizadas sempre às 20 horas no teatro da faculdade, localizada na Rua Dr. Egídio Martins, 181, Ponta da Praia. Interessados em participar devem se inscrever gratuitamente pelo site www.esamc.br (Unidade Santos/Eventos).

Dando início à semana temática, no dia 20/03 (segunda-feira) será realizado o Painel Desafios, em que os professores Raffael Martins e Larissa Salgado apresentação o histórico do empreendedorismo social, o cenário onde ele se desenvolve e suas oportunidades e ameaças. No segundo dia, 21/03 (terça-feira), haverá o Painel Práticas, com moderação do professor Leandro Martins, que apresentará casos reais de empreendedorismo social na região com a presença de convidados que vivem isso na prática.

Na quinta-feira (23/03), os participantes assistirão ao Painel Ideias, conduzido por Bruno Oliveira, que abordará técnicas de design thinking para organizar um projeto de empreendedorismo social. E no encerramento da Semana Interdisciplinar, no dia 24/03 (sexta-feira), o Painel Reflexões terá moderação do professor Allan de Gasperi e dos professores da disciplina de Gestão de Projetos (Marcelo Chagas, Alessandro Borraschi e Christian Cardim) que falarão sobre aspectos críticos do que atualmente é feito nesse campo.

O professor Raffael Martins explica que em época de crise, o brasileiro acaba buscando no empreendedorismo uma forma de geração de renda. "Alguns optam pelo empreendedorismo como forma de realização pessoal, sendo dono do próprio negócio, outros como forma complementar de renda. É necessário trabalhar o tema para preparar nossos alunos a uma realidade do mercado atual".

 

O que é empreededorismo social?

Significa fazer algo novo, porém, ao contrário do que se pensa, nem sempre a ação envolve lucro, o objetivo pode ser diferente, como por exemplo ajudar a sociedade. Esse fazer novo voltado para o campo social é chamado de empreendedorismo social. Obviamente é necessária a geração de lucro para que o negócio se mantenha, mas não é o seu eixo principal. A função do empreededor é utilizar técnicas de gestão para resolver problemas da sociedade e produzir um sistema de lucro sustentável, no qual o fator mais importante é mudar uma realidade e não acumular dinheiro.

 

Serviço

Semana Interdisciplinar sobre Empreendedorismo Social

Data: 20 a 24 de março

Local: Teatro da Esamc Santos (Rua Dr. Egídio Martins, 181, Ponta da Praia)

Informações: pelo e-mail santos@esamc.br ou pelo telefone (13) 3269-5759

 

20/03 - Painel Desafios - Prof Raffael Martins e Prof. Larissa

21/03 - Painel Práticas - Moderação Prof. Leandro Martins mais convidados (empreendedores sociais da região)

23/03 - Painel Ideias - Bruno Oliveira e Rodrigo Marques

24/03 - Painel Reflexões - Moderação Prof Allan de Gasperi e Professores da disciplina de Gestão de Projetos

1/0